31/12/2020 Sec. de Educação

Secretaria de Educação conclui projeto da alimentação com mais de 4 mil kits distribuídos em Guaporé

Destes, 232 foram entregues na véspera das comemorações natalinas e do final de ano

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, concluiu com êxito o projeto da alimentação para as famílias dos alunos matriculados nas 10 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Foram, ao longo dos meses de abril a dezembro, mais de quatro mil kits (4.007 sacolas) com produtos de excelente qualidade adquiridos dos produtores rurais. As entregas, respeitando todos os protocolos sanitários preconizados para o enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), aconteciam semanalmente (quintas-feiras) nos educandários, seguindo critérios estabelecidos no início do projeto.

A última entrega dos kits ocorreu no dia 23 de dezembro de 2020, sendo que a secretaria, coordenada pela secretária Veridiana Maria Tonini com supervisão da nutricionista Rafaela Dall'Asta e da diretora da merenda escolar Licélia Cassol, efetuou a distribuição de 232 sacolas. Estes kits eram compostos pelos seguintes alimentos: alface (1 pé), banana (1kg), bebida láctea (1 litro), beterraba (1kg), cenoura (1kg), coxa e sobrecoxa de frango (2Kg), laranja (1kg), leite integral (2 litros), massas cabelinho e espaguete (1kg cada), ovos (1 dúzia), pão sovado (1kg), queijo (500g) e repolho (1 unidade).

“Foram 4.007 kits entregues durante o ano de 2020 pela Secretaria de Educação. Uma oportunidade para as famílias conhecerem o que as crianças comem diariamente dentro das escolas e o cardápio dos educandários. Todos os alimentos, com o trabalho incansável das equipes e acompanhamento da Rafaela e da Licélia, distribuídos da melhor forma para que as refeições tivessem qualidade nutritiva”, disse a secretária.

Veridiana agradece o empenho e dedicação de todos os servidores para que o projeto da alimentação fosse concluído com êxito, bem como aos produtores rurais que sempre entregaram alimentos de muita qualidade às escolas.

“Concluímos um ano de muito trabalho e grandes desafios na educação. Compartilhamos com a comunidade os nossos sinceros agradecimentos para todos que auxiliaram no projeto da alimentação escolar. Nossa gratidão às equipes diretivas, servidores da educação, agricultores e integrantes do CAE, Cooesg e Emater. Vocês foram fundamentais para o sucesso do projeto”, afirmou.

A alimentação foi adquirida, conforme Lei Federal 13.987/2020, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além das equipes dos educandários e da secretaria, foram parceiros na gestão dos produtos o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), o Escritório da Emater/Ascar-RS e a Cooperativa de Economia Solidária de Guaporé (Cooesg).