19/11/2020 Sec. de Educação

Secretaria de Educação abre inscrições para Pré 1 e Pré 2 e realiza rematrícula nas escolas em Guaporé

Pais e responsáveis deverão comparecer no prédio da Prefeitura Municipal de 23 de novembro até 4 de dezembro

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, abre no dia 23 de novembro até o dia 4 de dezembro as inscrições para alunos do Pré 1 e Pré 2, para o ano letivo 2021. Pais e responsáveis de crianças com quatro anos completos até o dia 31 de março de 2021 que ainda não estão na escola (Pré 1) e crianças com cinco anos completos até 31 de março de 2021 deverão comparecer na Secretaria, localizada no segundo andar do prédio da Prefeitura Municipal, munidos da certidão de nascimento da criança, comprovante de residência atual (conta de luz, água, telefone, contrato de aluguel ou declaração do proprietário autenticado em cartório). O atendimento se dará das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Conforme a Secretária Municipal de Educação em exercício, Alíssia Breda Marocco, não há necessidade dos pais chegarem com antecedência, como ocorreu em anos anteriores, para as inscrições. Os critérios para a disposição das vagas foram alterados, o que evitará o desgaste desnecessário, o cansaço e a perda de tempo para colocar os filhos na escola, com isso nos alinhamos ao Artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Pela demanda do zoneamento ter crescido ano a ano percebemos que não há necessidade da formação de filas. Eliminamos a ordem de inscrição e incluímos, num terceiro critério, a proximidade com o educandário. Colocaremos as crianças de zoneamento, sobrando colocamos os irmãos e se ainda houver vagas vamos analisar as crianças que residem mais próximas da escola, de fora do zoneamento. Pedimos a gentileza aos pais e responsáveis que respeitem o período estipulado para inscrições. E volto a frisar: não há necessidade de formar filas”, afirmou a secretária.

Alíssia pede para que os pais e responsáveis respeitem as medidas sanitárias durante o período de inscrição do Pré 1 e Pré 2. A máscara e a manutenção do distanciamento social são obrigatórias.

Matrículas

Após a inscrição, pais e responsáveis deverão comparecer nos educandários entre os dias 14 e 18 de dezembro para a realização da matrícula. Esta será a 2ª etapa do cronograma escolar da Rede Municipal de Ensino. O horário de atendimento para as matrículas será das é das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.

“Todos serão informados previamente sobre a matrícula pelas equipes diretivas das escolas. As vagas disponíveis seguirão critérios determinados no Decreto n.º 6.446/2020. Nele destacam-se: o zoneamento em que o aluno reside, se possui irmão (s) na escola (havendo vaga) e a proximidade da residência do aluno com o educandário, fora do zoneamento escolar (havendo vaga). Salientamos que, para evitar filas e longa espera na hora da inscrição, não haverá mais o critério de ‘ordem de chegada’. O zoneamento será determinante para o preenchimento das vagas existentes”, complementou a secretária em exercício.

Para mais informações o telefone de contato é o (54) 3443.5456.

Rematrículas

No período de 23 de novembro a 4 de dezembro ocorrerá também a rematrícula dos alunos da educação infantil e ensino fundamental, que já estão matriculados na Rede Municipal de Ensino. A rematrícula não é automática sendo que o responsável deverá comparecer na escola com a devida documentação.

Transferências

A solicitação de transferência será somente para alunos matriculados a partir do 1º ano do ensino fundamental, devendo ser realizada a contar de 11 de janeiro de 2021.