12/09/2023 Sec. de Assistência Social e Habitação

Secretaria de Assistência Social de Guaporé colabora com o cadastramento de famílias em Muçum

Servidoras Larissa Stuani Lagni, Ana Lúcia Lorencette, Josiane Bedin Patussi e Jéssica Muniz, estão dando apoio necessários aos atingidos pela enchente

Para tornar mais ágeis as decisões e ações relacionadas à reconstrução das vítimas e cidades atingidas pela enchente que destruiu parte do Vale do Taquari, o Governo do Estado, bem como os Municípios da região, enviaram equipes para o cadastramento de pessoas desabrigadas, desalojadas e atingidas pela cheia. A Administração Municipal de Guaporé, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, destinou quatro servidoras que estão dando todo o apoio necessário para as famílias de Muçum.

As assistentes sociais Larissa Stuani Lagni, Ana Lúcia Lorencette e Jéssica Muniz (voluntária) e a psicóloga Josiane Bedin Patussi estão em dois pontos da cidade. Josiane está no ginásio de esportes onde desenvolve atividades com as crianças. As demais dedicam-se ao cadastramento das famílias para o Estado disponibilizar recursos, benefícios assistenciais, facilitar empréstimos, entre outros. O trabalho é executado em equipes que estão espalhadas pela zona urbana e, em parte, na zona rural, divisa entre Muçum e Santa Barbara, até o bairro Fátima.

“Encaminhamos os que perderam seus documentos até o Escritório da Emater, onde o Instituto Geral de Perícias (IGP) está com uma equipe instalada realizando um mutirão para refazê-los”, disseram as assistentes sociais.

Ao longo da semana, as guaporenses, coordenadas pela secretária Viviane Tremarin Grando, prosseguirão no município de Muçum. Junto com as servidoras da Secretaria de Assistência Social, estarão entrando em contato com as famílias para fazer o Cadastro Único (CadÚnico).

“É um momento de todos estenderem a mão para ajudar as famílias que perderam tudo. Nós, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, estamos fazendo a nossa parte na arrecadação de donativos, no transporte dos itens de higiene, alimentos, água e outros, na logística de pessoas solidárias para auxiliar na limpeza e reconstrução das cidades. As servidoras estão sendo fundamentais no cadastramento técnico necessário para que lá na frente todos possam ser beneficiados com os programas dos Governos”, disse Viviane.

As servidoras da Secretaria de Assistência Social e Habitação devem deslocar-se durante diversos dias para continuar o cadastramento e auxiliar os atingidos pela enchente.