Vias com maior fluxo em virtude do escoamento das safras recebem atenção especial. Município possui cerca de 600 quilômetros de vias não pavimentadas no interior
A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, não tem medido esforços para oportunizar melhores condições de trafegabilidade nas estradas vicinais, garantindo a segurança na condução dos veículos. Em virtude das condições climáticas não favoráveis – tempo seco, as atividades de patrolamento e ensaibramento foram concentradas em pontos onde se verificam tradicionalmente os maiores problemas.
As máquinas, conforme o secretário Edelvan Balbinotti, sempre estiveram à disposição e cumpriram o cronograma estabelecido, bem como, contribuíram com os agricultores que necessitavam de atendimento em virtude da falta de água em suas propriedades. Na semana, com o retorno das chuvas, a prioridade foi a via que liga Guaporé a Anta Gorda. Em virtude da intensa movimentação de caminhões, o trecho de subida na Comunidade São Marcos – Usina, ficou com muitas “costeletas”, o que prejudicava o bom fluxo dos caminhões, em especial.
“Executamos, com apoio dos produtores rurais da comunidade, melhorias no trecho. Era uma reivindicação dos agricultores e daqueles que utilizam a estrada para encurtar distâncias entre as cidades. Não havíamos realizado o trabalho antes, pois o tempo estava muito seco e se passássemos as máquinas para nivelar, a via ficaria com muitas pedras e a trafegabilidade seria ainda prejudicada. Agradecemos a compreensão de todos e parabenizamos os moradores da São Marcos (Usina) pela contribuição fundamental na distribuição de água na estrada após o ensaibramento e colocação do cascalho”, disse Balbinotti.
Além deste trecho, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a pasta de Obras e Viação, está com atividades de melhorias em outras estradas vicinais.
“Temos mapeados os pontos ruins e todos serão arrumados. Iremos, juntamente com o secretário Fabiano Farina, montar duas frentes de trabalho para agilizar o processo de melhorias nas estradas vicinais. Vamos, por exemplo, na próxima semana concluir os trabalhos na Usina e focar na Linha Quinta (sentido Arvorezinha) e na Comunidade Fernando Abot (divisa com Dois Lajeados”.
Monitoramento das estradas
Segundo Balbinotti, a Secretaria de Agricultura conta desde 2021 com um cronograma de atendimento ao produtor rural, de modo a priorizar atendimentos em cada safra ou período de maior necessidade, como também estipulando prazos para o pedido de serviços, visando o atendimento de excelência e com programação a ser cumprida com organização.
“O agendamento prévio por safra ou períodos de trabalhos sazonais facilita a vida do produtor, fortalecendo a parceria público/privado, permitindo que estejamos com cronograma pronto para melhor atender”.
Confira:
Milho de Silagem: agendamento de serviços nos meses de novembro e dezembro, para execução dos trabalhos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Erva-mate: Agendamento de serviços em fevereiro e março, para execução dos trabalhos em abril e maio.
Uva: Agendamento em outubro e novembro para execução em dezembro e janeiro.
Laranja: Agendamento em maio e junho e execução em julho e agosto.
Soja: Agendamentos em novembro e dezembro e execução em fevereiro e março.
Acessos de aviários, chiqueiros e pavilhões de leite: agende sempre com 15 dias de antecedência.