30/06/2014 Sec. do Meio Ambiente

Sec do Meio Ambiente recolherá de embalagens vazias de agrotóxicos

O Brasil é recordista mundial no recolhimento de embalagens de agrotóxicos, sendo que nos últimos dez anos, o percentual de embalagens plásticas colocadas no mercado que são recolhidas pela indústria após o uso do produto nas lavouras atingiu 95%. Contribuindo com esse índice, o Município de Guaporé – RS, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza na sexta-feira (25/07) a Campanha de Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
\r\nO recebimento acontece das 8h às 11h30min na Linha Oitava Santo Antônio, Distrito Colombo, além dos pontos de venda: Agro Comercial Breda, Cereais Marcuzzo e Cereais Menin que já iniciam o recolhimento a partir de terça-feira (1º/07), prosseguindo até o dia da Campanha.
\r\nA devolução das embalagens de agrotóxicos pelo produtor passou a ser obrigatória desde 2002, conforme a Lei Federal nº 9.974, regulamentada pelo Decreto Federal nº 4.074, que determinou a responsabilidade compartilhada.
\r\nOs resíduos dos agrotóxicos são nocivos ao meio ambiente e à saúde dos animais e dos seres humanos, explica o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Gabriel Sartori.
\r\n
\r\n– Os riscos de contaminação são os piores possíveis. Quando as embalagens são abandonadas no ambiente, enterradas ou descartadas em aterros, podem infectar o solo e os rios. Além de colocar em risco a saúde de animais e do próprio homem – relata.
\r\n
\r\n\tPara a entrega, o agricultor deve preparar as embalagens realizando a tríplice lavagem, descartando o líquido dentro do pulverizador para o total aproveitamento do produto, furar o fundo das embalagens e acondicionar as tampas em sacolas plásticas comuns.
\r\n
\r\nExiste uma cadeia de responsabilidade, que começa no momento da compra do agrotóxico. As revendas, as cooperativas ou as distribuidoras são obrigadas a colocar, na nota fiscal, o local de recebimento dessas embalagens. Depois disso, a indústria fabricante recolhe, e fica responsável por enviar para a reciclagem ou encaminhar para destino final.