Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
10/07/2018 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Saúde: Prontuário Eletrônico terá histórico de atendimentos ao paciente

Priorizar o atendimento de qualidade, mas sem desperdício dos investimentos públicos. Com este objetivo, já é uma realidade em Guaporé o Prontuário Eletrônico, um verdadeiro histórico de vida de cada paciente, controlado e registrado pelos profissiona...

Priorizar o atendimento de qualidade, mas sem desperdício dos investimentos públicos. Com este objetivo, já é uma realidade em Guaporé o Prontuário Eletrônico, um verdadeiro histórico de vida de cada paciente, controlado e registrado pelos profissionais de sua unidade de saúde e dos atendimentos no Hospital Manoel Francisco Guerreiro.
\r\nO grande objetivo é atender com eficiência, já que qualquer um dos médicos de plantão, acessando o cadastro saberá quando o paciente foi atendido, onde, qual a medicação prescrita, retirada da medicação e duração do tratamento. Neste mesmo prontuário constará se há alguma alergia, medicação de uso contínuo, doença crônica ou fator que torne o atendimento de urgência.
\r\nPor outro lado, será de grande economia para a Saúde Pública. O paciente atendido e medicado num domingo à noite, por exemplo, no Hospital Manoel Francisco Guerreiro, não poderá buscar receita médica ou atendimento na segunda feira pela manhã em sua unidade, sem antes passar por uma triagem que verifica o atendimento anterior, a necessidade de uma nova consulta ou a necessidade de espera que o medicamento receitado faça efeito. “Na prática, muitas vezes o paciente ia para o plantão no domingo à noite no hospital e na segunda feira procurava seu ESF. Como não tínhamos a informação da consulta anterior, nem do medicamento prescrito, consultávamos novamente, receitávamos o antibiótico, por exemplo, sem o paciente nos informar que já estava medicado. Um antibiótico leva pelo menos 24h para fazer efeito. Além do desperdício do tempo, já que este paciente passava na frente de quem realmente precisava de um atendimento mais imediato, há o desperdício do medicamento, disponibilizado duplamente, e o pior, o uso indevido, em duplicidade, muitas vezes provocando no paciente a resistência da bactéria ao antibiótico, perdendo o efeito do mesmo. As pessoas também precisam ter essa consciência e esta responsabilidade”, explicou a Dra. Tainara Fincatto, Clínica Geral, que atende no ESF São José.
\r\n“Era um compromisso que havíamos assumido e que agora colocamos em prática. Já está implantado nos ESFs São José e Bom Jesus, nesta semana está sendo implantado nos ESFs Triângulo e Aparecida, na sequência Pró Morar e Central 1 e 2. E claro, no hospital Manoel Francisco Guerreiro”, explica o secretário da Saúde.
\r\n“O sistema só vem a somar. É uma segurança para todos os profissionais da saúde que irão atender este paciente, sabendo onde foi atendido, quando foi atendido, o que lhe foi receitado e quanto dura o tratamento. É nosso dever atender com profissionalismo, principalmente priorizando aquele que mais necessita, que deve estar na frente da lista de espera, que ainda não foi diagnosticado, nem medicado”, destaca a Dra. Tainara.
\r\n
\r\nComo irá funcionar:
\r\nA partir da implantação do Prontuário Eletrônico, quando o paciente ingressar no ESFs de seu zoneamento, participará de uma triagem inicial, quando o profissional responsável verificará se houve atendimento anterior. Não identificado atendimento, ou verificando situação de necessidade real de encaminhamento ao médico com rapidez, a consulta acontece. Em caso de não haver necessidade, será recomendado que siga a prescrição médica e respeite o período de uso dos medicamentos conforme determinação do médico que realizou o exame anteriormente.
\r\n“É um grande passo para o sistema de saúde pública municipal. E uma conquista, para nós, médicos, enfermeiros e toda a equipe da secretaria da Saúde”, finaliza a Dra. Tainara.
\r\n
\r\nSaiba mais:
\r\nO prontuário eletrônico é o registro de todas as informações de saúde, clínica e administrativas da vida de um paciente. Muitos benefícios podem ser obtidos utilizando este formato de armazenamento, entre eles: acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais; melhoria de efetividade do cuidado, o que por certo contribuirá para obtenção de melhores resultados dos tratamentos realizados e atendimento aos pacientes, com possível redução de custos e com otimização dos recursos.
\r\n
\r\nNa foto:
\r\nDra. Tainara Fincatto já trabalha utilizando o prontuário eletrônico no ESF São José.
\r\n

Outras Notícias