Monitoramento acontece para deixar a população informada sobre consultas realizadas mês a mês nas unidades de saúde
O balanço mensal de atendimentos do Centro Municipal de Saúde, conhecido como Posto Central, registrou em maio o aumento no número de faltantes aos agendamentos. Foram 30 faltas às consultas de ginecologia e obstetrícia, 19 na área de clínica geral, 28 em traumatologia, 1 em cardiologia, 9 em cirurgia geral e 48 faltas na área da pediatria.
No mês, foram feitos 1544 agendamentos, sendo registradas 135 faltas. Mesmo com a divulgação que acontece também nos ESFs e em postos de saúde de outros municípios, não houve redução de faltas. Aliás, os números têm aumentado. “Solicitamos que as pessoas que não podem comparecer avisem antecipadamente. Se assim fizessem, teríamos a possibilidade de ter atendido mais 135 pessoas. É uma questão de responsabilidade com a saúde pública”, explicam os funcionários da secretaria da Saúde que realizam o monitoramento.
O mês de maio e o início de junho também foram movimentados pela Campanha contra a Gripe. “Neste quesito temos que parabenizar a população. Ultrapassamos a meta do Governo Federal e passamos de 97% dos grupos para serem vacinados. Com a campanha estendida e a abertura à comunidade, ultrapassaremos 100% da meta, vacinando um número maior de pessoas do que o previsto pelo Ministério. Isso significa que a comunidade está protegida contra a gripe”, comemoram.