08/05/2015 Sec. da Saúde

Sábado é o Dia D da vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaporé, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, prossegue imunizando no Centro Municipal de Saúde (Posto Central) e nos ESFs Triângulo, Centro Social Urbano, São José, Promorar e Bom Jesus, idosos acima dos 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), profissionais da saúde, gestantes e puérperas de até 45 dias após o parto, doente crônicos como hipertensos, diabéticos e grupos especiais. Serão aproximadamente seis mil pessoas, dentro dos grupos prioritários, que receberão gratuitamente a vacina do Ministério da Saúde.
\r\nNeste sábado, dia 9, acontecerá o Dia da Mobilização da 17ª edição, “Dia D”, que tem como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. Na data, o Posto Central e os ESFs estarão atendendo durante todo o dia e uma equipe volante estará passando nas comunidades do interior para aplicar a dose da vacina. A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.
\r\nEm 2015 não houve a inclusão de um novo grupo prioritário. Regina Fin, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica de Guaporé, destaca que é preciso fortalecer a participação das gestantes, que têm maior risco de complicação caso contraiam a gripe. Segundo ela, com a vacinação da grávida, ocorre a imunização passiva do bebê, que passa a ser protegido até os seis meses de idade, quando a criança receberá a dose.
\r\nDe acordo com o Ministério da Saúde, o medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.
\r\n
\r\nInfluenza
\r\nA influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas.
\r\n
\r\nHorário de Vacinação no Interior