Retomadas as atividades da Rede Pública Municipal de Guaporé
O Poder Público de Guaporé, através da Secretaria Municipal de Educação, recepcionou na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, no Clube União Guaporense, os mais de 400 professores, atendentes/monitores, funcionários e profissionais da pasta para a abertur...
O Poder Público de Guaporé, através da Secretaria Municipal de Educação, recepcionou na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, no Clube União Guaporense, os mais de 400 professores, atendentes/monitores, funcionários e profissionais da pasta para a abertura do ano letivo 2016. Durante a manhã, além dos discursos de boas-vindas e recados para que o ano inicie dentro do planejado por parte do Prefeito Paulo Mazutti e Secretária Valéria Prestes de Oliveira, os envolvidos com a educação no município, durante a formação, ouviram atentamente os ensinamentos repassados pelos palestrantes Davi de Souza e Cristiane Backes Welter, profissionais de qualificações espetaculares da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
\r\n
\r\nEles ministraram as primeiras atividades dentro do projeto “Guaporé: Todos somos responsáveis pela VIVAcidade”, que prossegue como parte da Proposta de Formação Continuada dos profissionais da educação. Com o tema: “Profissionais da Educação enquanto especialistas em gente: razão, emoção e compromissos”, a Secretaria tem a certeza de valorizar todo o contexto educacional. Avançar para desenvolver o comportamento humano com o objetivo de aproximar a informação acadêmica às exigências do competitivo mercado de trabalho, sendo uma proposta diferente de aprendizado, a qual contribui para trabalhar valorizando o ser humano na essência, conforme destacou a Secretária Valéria.
\r\n
\r\n“A demanda cresce a cada dia. As exigências são muitas. Trabalhamos com afinco para suprir e atender nossas crianças. Sem o trabalho de vocês, servidores da educação, seria impossível a realização desta tão nobre missão. Formar pessoas. Braços e abraços que acolhem, cuidam, alimentam, cozinham, oferecem o seu melhor pelo bem estar dos nossos alunos. Educadores que não medem esforços para o desenvolvimento intelectual, social e afetivo. Equipes gestoras com grande comprometimento e seriedade em suas funções. A equipe da Secretaria, coordenação, merenda, transporte, agentes administrativos, a todos vocês, mais de 400 pessoas que fazem com que a educação municipal de Guaporé aconteça, minha gratidão, carinho e admiração”, disse.
\r\n
\r\nA formação continuada é uma responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, prevista na LDB 9394/96 e contemplada no Plano de Carreira do Magistério Público Municipal e que neste ano tem a pretensão de organizar esse processo capacitando os profissionais da Educação enquanto especialistas em gente: razão, emoção e compromissos. Além da qualificação dos profissionais, o Poder Público tem investido na manutenção e ampliação das escolas. 2016 inicia com um novo educandário: Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaida Zanon, no Bairro São José. Há também reformas e ampliação na Escola de Ensino Fundamental Jairo Brum (em fase de conclusão), instalação de um elevador e adaptações na Escola de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, reforma dos banheiros da Escola de Ensino Fundamental Imaculada Conceição e a ampliação de duas salas no atendimento na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Rosa.
\r\n
\r\n“O ano letivo está começando. E com ele, novos desafios. Nós, da Prefeitura Municipal, temos nos esforçado bastante nos últimos anos para melhorar as condições de ensino aqui em Guaporé. Foi apenas com planejamento e muito comprometimento que conseguimos captar recursos para a construção da Escola de Ensino Fundamental Zaida Zanon e investir na modernização de quase todas as nossas escolas municipais”, destacou o Prefeito Mazutti em seu pronunciamento.
\r\n
\r\nO Chefe do Executivo salientou ainda que não são apenas as estruturas de uma instituição que devem se adequar às mudanças. O que se busca, com o empenho e dedicação de todos, é a renovação das metodologias de ensino.
\r\n
\r\n“Não há conquista sem suor. Não há conhecimento sem atualização, sem abertura para novas ideias e novas concepções. É tempo de se reinventar, de dar espaço inclusive para que os próprios alunos apresentem novas realidades. Essa gurizada também tem muito a nos ensinar! A complexidade do mundo é um quebra-cabeça que tentamos resolver juntos. E vocês, professores, são a esperança para que o futuro dos nossos filhos seja brilhante, repleto de alegrias e de conquistas”, afirmou.
\r\n
\r\nÉ bom destacar que a avaliação da rede municipal de ensino é superior às metas estipuladas desde a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade do Ensino, em 2009. Em 2015, os indicadores denotam 94,2% no grau de satisfação do atendimento.