Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
06/03/2017 Sec. do Meio Ambiente
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Retomada negociação para construção de Usina de Reciclagem em Guaporé

O município de Guaporé sediou, dia 3 de março, sexta-feira, uma importante reunião para retomar as tratativas para a instalação de uma usina de reciclagem de lixo diferente das convencionais. O encontro tratou sobre o pioneiro e inovador projeto de in...

O município de Guaporé sediou, dia 3 de março, sexta-feira, uma importante reunião para retomar as tratativas para a instalação de uma usina de reciclagem de lixo diferente das convencionais. O encontro tratou sobre o pioneiro e inovador projeto de instalação de autoclaves, equipamentos para elevar pressão e temperatura , da empresa Ecohispânica (Espanha), para a esterilização de resíduos sólidos. A Ecohispânica conta com uma unidade em funcionamento há mais de três anos na cidade de Rivas Vaciamadrid, distante 15 quilômetros do centro de Madrid. Um investimento que superaria os R$ 80 milhões, investidos por empresários alemães, espanhóis e americanos. Ficariam os municípios, organizados através de Consórcio, com o comprometimento de destinarem os resíduos à empresa para reciclagem pelo período de 20 anos, sendo após o investimento entregue definitivamente ao consórcio. A forma como essa parceria se tornaria viável para a região define-se agora, pelos próximos passos alinhavados no encontro.
\r\nGuaporé será encarregado de confirmar quais municípios da região que teriam interesse no projeto, para dar sequência aos trabalhos.
\r\nParticiparam gestores municipais, bem como responsáveis pelas Secretarias de Meio Ambiente de municípios da região. Para o prefeito Valdir Fabris “a retomada desta tratativa é muito importante, já que a destinação do lixo de forma correta é uma das grandes preocupações dos gestores. O projeto possui tecnologia de ponta, e além de produzir material reciclável, também transforma o lixo orgânico em biomassa, e a biomassa em adubo orgânico, sem poluir o meio ambiente”.
\r\nSegundo Orlei Soares, representante da empresa, a Usina de Reciclagem é aprovada por todos os órgãos internacionais, não gera odores, não gera poluentes, deixando inclusive a água que sai desse processo podendo ser usada para irrigar plantações, por exemplo. A biomassa é totalmente livre de elementos poluentes e potencialmente usada na Espanha para áreas de recuperação ambiental e reflorestamento.
\r\nParticiparam do encontro em Guaporé, além do prefeito Fabris, Vice Adalberto Bastian, secretária de Meio Ambiente Monia Zampeze, secretários e vereadores, os representantes de dez municípios:
\r\nAmilton Fontana - Prefeito de Roca Sales
\r\nLourival Aparecido B. de Seixas Prefeito de Muçum\t\t
\r\nGilmar Capelari, Secretário de Meio Ambiente de de Nova Prata
\r\nValdemar de Carli Prefeito de Veranópolis
\r\nGecir Antônio Salvi, Oficial de Gabinete de Serafina Corrêa
\r\nEdevaldo Kujawa, Oficial de Gabinete de Casca
\r\nIura Kurtz, Prefeito de Marau
\r\nMarcelo Portaluppi, Prefeito de Vespasiano Corrêa
\r\nLeo Paulo Cendron, Prefeito de União da Serra
\r\nTiago Grando, Prefeito de Dois Lajeados
\r\nCláudio Costacurta, Vice- prefeito de Vista Alegre do Prata.\t
\r\n

Outras Notícias