23/11/2023

“Ressocialização de Apenados” é destaque no 5º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal

Desenvolvido pela Administração Municipal e Presídio Estadual de Guaporé, projeto oportuniza melhores condições para o cumprimento da pena

“Receber um troféu e um certificado, de uma entidade conceituada e reconhecida como a Famurs, é extremamente importante. Porém, o que mais nos orgulha é saber que o projeto de ressocialização dos apenados está em pleno desenvolvimento e mudando a vida daqueles que cometeram algum crime e estão em dívida com a sociedade. São sete anos e, no que depender do Governo Fabris e Bastian, não terá fim”. Presente na Cerimônia de Premiação do 5º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal, o prefeito Valdir Carlos Fabris, comemorou, ao lado de uma animada comitiva que deslocou-se da “Capital da Hospitalidade” rumo a Nova Petrópolis, o segundo lugar no projeto “Guaporé: Ressocialização de Apenados”, na categoria Direitos Humanos. A condecoração da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) aconteceu na quarta-feira, dia 22 de novembro, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, junto ao Smart Cities Park.

No evento voltado para a inovação e empreendedorismo na gestão municipal pública, a Famurs premiou 48 projetos, em de 38 municípios, dos 369 inscritos. Critérios como inovação, aplicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social foram avaliados. Guaporé, mais uma vez, estava lá representado e o projeto, desenvolvido pela Secretaria de Obras/Viação, conjuntamente com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) – através da direção do Presídio Estadual, destacou-se pela oportunidade de reinserção dos apenados que cumprem pena no regime semiaberto. São eles que, sob coordenação do assessor de obras, Juarez Sgarbozza, auxiliam nas atividades de ajardinamento, limpeza, pinturas de meio fio e manutenção das vias urbanas, canteiros, rotatórias e praças.

“Feliz demais pelo reconhecimento, não só da Famurs, mas da comunidade guaporense. Um projeto muito bem executado que melhora a vida dos apenados”, disse Juarez.

Empolgado, o secretário Fabiano Farina disse ter orgulho do trabalho que vem sendo realizado.

“Uma noite de muita alegria. Mais uma vez Guaporé recebe o reconhecimento do trabalho sério desenvolvido pelo Governo Fabris e Bastian. Sabemos da importância que projetos como este têm na vida dessas pessoas”, salientou.

O projeto de “Ressocialização de Apenados” iniciou na gestão da ex-diretora do Presídio Estadual de Guaporé, Marisete Michellon, contando com apoio do agente penitenciário Vilson Sgorla, que na época era secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito. Alex Ziglioli Pacheco, administrador da casa prisional, afirma que as atividades de limpeza e embelezamento da cidade têm contribuído com a reinserção dos apenados na sociedade.

“O reconhecimento da Famurs, com análise criteriosa de todas as ações desenvolvidas no projeto de Ressocialização de Apenados, mostra que estamos no caminho certo. Que possamos continuar mudando a vida destas pessoas”, disse o diretor Alex que, comemorou o prêmio junto ao delegado da 7ª Delegacia Penitenciária Regional Aguilar Avila.

Além do prefeito Fabris, compuseram a comitiva a primeira dama Jane Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian, secretário Fabriano Farina, coordenador do projeto Juarez Sgarbozza, representante da Pastoral Carcerária Dirlei Heinecke, o coordenador administrativo do projeto Cássio Baggio Cover e o oficial de gabinete Jani Lazzaretti. Vilson Sgorla, agente da Susepe, também se fez presente representando o diretor do presídio Alex Ziglioli Pacheco.

5º Prêmio Boas Práticas

Direitos Humanos