Respeite as regras do estacionamento oblíquo
Você conhece a nova regulamentação para os estacionamentos oblíquos na região central? Eles já estão valendo. Com a mudança, automóveis que excedam os cinco metros das vagas, como camionetes, vans e ônibus, micro-ônibus, caminhões, devem estacionar so...
Você conhece a nova regulamentação para os estacionamentos oblíquos na região central? Eles já estão valendo. Com a mudança, automóveis que excedam os cinco metros das vagas, como camionetes, vans e ônibus, micro-ônibus, caminhões, devem estacionar somente em vias dotadas de estacionamento paralelo ao meio fio.
\r\nSegundo o diretor de trânsito José Ortiz, o objetivo central da mudança é promover mais segurança. Quando um motorista estaciona um carro longo nesses espaços, acaba obstruindo parcialmente a via, impedindo que o trânsito flua. Além disso, muitas colisões ocorrem na hora de sair com o carro. São situações que precisamos evitar, principalmente por meio da conscientização.
\r\nOs veículos que excederem o espaço estarão infringindo o artigo 181Vlll do CTB Código de Trânsito Brasileiro, uma infração leve que acarreta a perda de três pontos na carteira de motorista e multa.
\r\nNa prática essas pessoas terão que procurar os estacionamentos paralelos, cujas vagas também estão sendo demarcadas, porém, com uma extensão de 5.50 metros para comtemplar veículos como camionetes ônibus micro-ônibus e vans.
\r\n“O formato do estacionamento oblíquo ocasiona mais vagas, porém há um risco maior na entrada e saída do estacionamento desses veículos maiores, que ficam com sua carroceria no meio da pista de rolamento podendo ocasionar acidentes ou ofuscando a visibilidade em cruzamentos” explica Ortiz.
\r\n