21/12/2020

Repavimentação asfáltica melhora trafegabilidade em trecho da Manoel Francisco Guerreiro

Em pouco mais de 100 metros, obra fecha com “chave de ouro” a ampliação do sistema de drenagem urbana

Por anos os moradores das proximidades da antiga empresa Credeal, localizada no bairro Planalto, em Guaporé, aguardaram ansiosos pela aplicação de recursos financeiros para solucionar um antigo problema: o alagamento das vias urbanas quando volumes considerados de chuva atingiam o município. O trecho de aproximadamente 300 metros, ligando a Avenida Imigrantes e a rua Antônio Gallon, recebeu, com recursos federais e dos cofres do Município, a ampliação do sistema de drenagem urbana com a colocação de tubo de concreto armado com diâmetro de 1,5m.

Vencida essa fase, o Poder Público, através das secretarias de Obras e Coordenação Planejamento e Desenvolvimento Econômico, deu início ao projeto de repavimentação asfáltica da rua Manoel Francisco Guerreiro, trecho compreendido entre as ruas Antônio Gallon e Elias Scalco. A nova camada de Concreto Betuminoso à Quente (CBUQ) proporciona, ao longo de 100 metros, melhores condições de trafegabilidade para os condutores. A colocação foi efetuada pela empresa BSM Construções e Pavimentações. A atividade foi coordenada pelo secretário, Vilson Vicente Biessek. No restante da via, trecho entre a Avenida dos Imigrantes e rua Elias Scalco, os paralelepípedos foram recolocados.

“Tanto a obra de ampliação do sistema de drenagem, quanto a colocação do novo asfalto, eram reivindicações que recebíamos há cerca de quatro anos da comunidade. Com recursos federais, conquistados pelo vereador Pasini, contrapartida importante da Prefeitura, conseguimos atender aos pedidos e vencemos mais essa etapa que, com certeza, vai melhorar a vida dos munícipes. Sabemos o quanto é importante é escoamento das águas pela tubulação e com o aumento do diâmetro os problemas de alagamento deverão ser resolvidos”, disse Biessek, secretário de Coordenação Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

O prefeito Valdir Fabris salientou que as obras vêm ao encontro dos problemas que são causados pelo transbordo do Arroio Barracão e que afetam diretamente os ribeirinhos e a população das imediações.

“Não medimos esforços para buscar soluções aos problemas que afetam nossos moradores. Essa era uma obra muito reivindicada. Nosso Governo está preocupado com o bem-estar de todos e acreditamos que essas atividades na rua Manoel Francisco Guerreiro são fundamentais para que tenhamos o escoamento correto das águas pluviais durante as chuvas que atingem o município”, disse Fabris.

A via urbana deve ganhar novos investimentos ao longo de 2021 com a construção de uma ponte e a pavimentação de mais quadras nos fundos de uma abastecedora de combustíveis.