23/12/2019 Sec. da Agricultura

Relatório do setor primário de 2019 traz otimismo e boas notícias

Entrega ao prefeito Fabris aconteceu no Gabinete na manhã de 23 de dezembro, pela Emater/Ascar e secretaria da Agricultura

O prefeito Valdir Carlos Fabris recebeu, na manhã de 23 de dezembro, em seu gabinete, a secretaria da Agricultura, através do secretário Hélio Ricardo Bresolin e a Emater/Ascar, através do Supervisor Flávio Breda e do engenheiro agrônomo Antônio Cesar Perin, para a entrega do Relatório Anual do Setor Primário de Guaporé elaborado pela Emater.

Todas as ações voltadas à assistência técnica, extensão rural e social fazem parte do relatório, que apresenta a grandiosidade do trabalho voltado para o setor primário, que cresce e se fortalece nas mais diversas áreas. Foram prestados serviços, ao longo do ano, para 572 famílias, em 31 localidades, voltados para Defesa e Garantia de Direitos, Inclusão Social e Produtiva, Ações Socioambientais e Melhoria das Condições de Trabalho.

Na área social, muitas foram as ações e os eventos organizados ou realizados em parceria, entre eles: Encontro em Homenagem às Mulheres, Demonstração de Método em Fruticultura, Encontro de Jovens- Intercâmbio entre propriedades com diferentes tecnologias, Circuito da Saúde, Encontro dos Aposentados, Semana dos Clubes de mães, Capacitação Cozinheiras, Campanha Outubro Rosa e Reuniões Gestão Ambiental.

O estudo e as ações que envolveram Poder Público, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, COOESG e demais órgãos voltados ao setor apontou algumas prioridades para 2020, principalmente para impulsionar ainda mais a agroindústria, armazenagem e incentivo à diversificação de culturas. Também aponta a necessidade de seguir ampliando as ações de apoio à juventude rural, enfatizando os aspectos de organização institucional, social e cooperativa.

A reunião marcou também a assinatura de documentos para a formalização de legislação fiscal que auxilie o desenvolvimento do Turismo Rural em Guaporé, e dois de intenção para que empresas invistam no Município em benefício também aos agricultores.

“Um momento importante para que possamos ter um verdadeiro mapa do setor primário e possamos focar nossos investimentos nas áreas de maior necessidade. Também importante reforçarmos nossas parcerias. Estamos no caminho certo pois caminhamos ao lado de pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Guaporé em todos os aspectos. O setor primário gera riquezas, traz progresso e é um orgulho para nosso Município. No que depender do Poder Público Municipal estaremos apoiando as forças do setor agrícola, fortalecendo o produtor rural e mantendo o jovem empreendedor impulsionando e modernizando nosso interior”, disse o prefeito.

O Poder Público comemora o fechamento do ano com crescimento do setor primário, criação de novas agroindústrias, Turismo Rural em plena expansão e empreendimentos que garantem a permanência das próximas gerações atuando na área.