Rede Municipal de Ensino de Guaporé inclui peixe na alimentação
Comer bem traz inúmeros benefícios para a saúde, sendo que uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muita diversidade de ingredientes em todas as refeições, co...
Comer bem traz inúmeros benefícios para a saúde, sendo que uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muita diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.
\r\nNa fase pré-escolar ocorre o início do vínculo entre a criança e o alimento, pois ela começa a testar os sabores, sentir texturas e observar as cores dos alimentos para estabelecer seu poder de decisão sobre o que irão consumir.
\r\nO Município de Guaporé – RS possui atualmente cinco escolas de Educação Infantil e três de Ensino Fundamental, totalizando cerca de três mil alunos que todos os dias recebem almoço, onde os alimentos são provenientes de agroindústrias do próprio município.
\r\nHoje, o Município gasta mais de 40% da verba repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a Alimentação Escolar em Agricultura Familiar, onde a obrigação é de no mínimo 30%, explica a nutricionista da Secretaria Municipal da Educação, June Barro.
\r\n
\r\n- Nossa intenção é chegar em 100% do repasse gastos em Agricultura Familiar, valorizando os produtores locais. Já temos para a próxima compra, fornecedores se programando para oferecer: cebola, cenoura, beterraba, doce de frutas (chimia) e ovos, - antecipa.
\r\n
\r\nOs produtores locais realizam a entrega os produtos para a merenda escolar desde o início em 2010, fornecendo alimentos como repolho, tempero verde, chicória, chuchu, abobrinha, rúcula, couve chinesa (Laidi Ozekoski); Carne suína (Ari Paesi); alface (Hilário Gusbertti) e laranja, caqui, uva, bergamota, pêssego (Rivelino Rubetti) e a partir de 2014, outros agricultores passaram a fornecer alimentos para Rede Municipal de Educação como: (Mauro Moser) feijão; (Agroindústria Treviso) cuca e bolo; (Agroindústria Cristófoli) biscoito e massas; (Agroindústria Ortolan) farinha de milho; (Joel Grzebielukas) tomate; (Roberto Griza) batata doce; (Laticínios Moccelin) queijo fatiado e (Agroindústria Scalco) suco de uva.
\r\n
\r\nFonte abundante de proteínas, a carne de peixe, tem importante papel no crescimento e manutenção do organismo, além de ser rico em nutrientes e sais minerais tais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo etc, e em vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento o corpo.
\r\n
\r\n- Por todos esses benefícios, a partir do mês de junho de 2014, o peixe foi incluído na alimentação escolar da Educação Infantil todas as sextas-feiras e no Ensino Fundamental, uma vez ao mês. Para isso, foram adquiridos na primeira etapa 800 quilos de filé de tilápia da Natupeixe (Agroindústria certificada pelo selo gaúcho) pela Agricultura Familiar. Temos um consumo de 40 quilos por semana apenas para a Educação Infantil e 120 quilos quando serve toda a Rede uma vez no mês, tendo um consumo total mensal de 240 quilos, conta a nutricionista.
\r\n
\r\nA Secretaria Municipal de Educação está sempre em busca de novos fornecedores, que ofereçam mais variedade de alimentos para serem incluídos na alimentação escolar. Entre os projetos, existe a possibilidade de incluir frutas típicas da região que não tenham tradição e cultivo, mas que se adaptam bem ao clima como: goiaba, pera, kiwi, e ameixa.
\r\nA EMATER e a Secretaria Municipal da Agricultura têm sido parceiros na busca de produtores, além de oferecer apoio aos agricultores interessados na parceria.
\r\n
\r\nRedação e Fotos: Daniela Sgorla – Imprensa Município de Guaporé
\r\n