13/05/2015 Sec. de Assistência Social e Habitação

Reconhecimento aos vencedores do Projeto de Redação

O Poder Público Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação - CRAS, com apoio da Emater/Ascar, Conselho Municipal de Clubes de Mães e Grupos da Maior e Melhor Idade, realizou o \"Projeto Redação em Homenagem ao Dia Nacional da Mulher\". Os estudantes dos educandários Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé, Escola Estadual de Ensino Médio Bandeirante, Escola Estadual de Ensino Médio Frei Caneca e Colégio Scalabrini, montaram textos que tinham como principal objetivo falar da mulher guaporense. O título do trabalho: “Quem é a Mulher Guaporense”?. O concurso fez parte das atividades comemorativas alusivas ao “Dia Nacional da Mulher”.
\r\nA comissão responsável pela escolha das três melhores redações era composta pelas professoras Amália Rosa Ghiggi, Sílvia Isabel Davi e Sirlei Maria Sebben de Oliveira. Segundo as avaliadoras o vencedor foi o aluno Matheus Miotto Alves, da
\r\nEscola Estadual de Ensino Médio Frei Caneca. A segunda melhor redação foi da aluna Maria Eduarda B. Severo (Colégio Scalabrini), ficando em terceiro a aluna Júlia Bressiani Silvestrin (Escola Estadual Técnica Agrícola).
\r\nO Poder Público Municipal agradece a participação de todos os envolvidos no \"Projeto Redação em Homenagem ao Dia Nacional da Mulher\".
\r\n
\r\nConfira as redações vencedoras:
\r\n1º Lugar
\r\nQuem é a Mulher Guaporense?
\r\nNão se sabe se ela é a que reza pela manhã ou que varre a igreja à noite. Não se sabe se é a que faz o sorvete ou a que corta cabelos. Não se sabe se é a que faz convites ou a que faz as festas. Não se sabe se é a que derrete o ouro ou a que faz as joias. Não se sabe se é a que dança no CTG ou a que escolhe a dança.
\r\nNão se sabe quem é a mulher de Guaporé, porque esta cidade é um todo feito de partículas femininas. Há uma partícula de mães, de aposentadas, de órfãs, de farmacêuticas, de diaristas, de vendedoras, de cuidadoras de idosos, de mães do Lar, de avós, de netas, de filhas, de noras, de noivas e de freiras.
\r\nNão se sabe se esta cidade é feita de uma mulher só, já que este chão gaúcho conta com a tia do café, com a tia da padaria, com a tia do mercado, com a tia da loja, com a tia da cantina, com a tia do hospital, com a tia da igreja, com a tia do lingerie, com a tia que também é minha tia.
\r\nNão se sabe se uma mulher poderia representar Guaporé, já que este município guarda seus aromas na alma das vovós, das mamães, das solteiras, das casadas, das viúvas, das noivas, das religiosas, das católicas, das protestantes, das espíritas e das que ainda estão por vir.
\r\nNão se sabe se o Dia Internacional da Mulher existe por causa das mulheres ou se as mulheres existem por causa do Dia Internacional da Mulher. O que se sabe é que Guaporé existe porque existiu uma mulher, chamada Maria, que mesmo não sendo guaporense, protege também as mulheres de Guaporé.
\r\n2º Lugar
\r\nMulher, o sexo frágil!?
\r\nIdeias machistas dizem que mulheres são frágeis, mas não passam de ideias. As mulheres guaporenses conquistaram um grande espaço no mercado de trabalho, com suas opiniões e dedicação, ocupando lugar de destaque no comércio, principalmente de joias, lingerie, saúde, estética e educação.
\r\nEmpresárias na área de lingerie não faltam, atuando com ideias inovadoras, designer sofisticado e trabalhando para a expansão dos seus negócios. Além disso, muitas delas assumem os compromissos da casa, nos afazeres domésticos, tais como: almoço, limpeza, roupas, dos filhos, levando-os para a escola e outras atividades extras.
\r\nHá também uma grande maioria que colabora na área social (sem remuneração) para a organização em entidades beneficentes, tais como: Lar do Idoso, Terceira Idade, Lar das Meninas, APAE, dedicando-se em prol dos mais necessitados, atuando com solidariedade e amor. Outras trabalham a favor dos animais, realizando campanhas de arrecadação.
\r\nNa área da educação, temos grandes professores preocupados e dedicados em realizar um bom trabalho com seus alunos, destacando-se em jornais com seus belos artigos.
\r\nBatalhadoras, dispostas, inteligentes, belas mulheres que são presentes em nossa sociedade, sentindo-nos orgulhosos por tê-las em nossas famílias e dando continuidade aos empreendimentos de geração em geração.
\r\n3º Lugar
\r\nA Mulher Empreendedora
\r\nA mulher guaporense do século XXI, assim como as de outros lugares, é bastante diferente das outras mulheres dos séculos passados. Elas conseguiram os seus direitos, e hoje todas trabalham seja qual for o setor, dona de joias, faxineiras, agricultoras, professoras, entre outros serviços.
\r\nA mulher ainda é pouco valorizada, tem estabelecimentos, indústrias que não aceitam mulheres, pois pensam que elas não têm força e capacidade. A exemplo disso, destacam-se as mulheres com capacidade de fazer coisas inacreditáveis, trabalham, cuidam de seus filhos, cuidam da casa, fazem a faxina, conseguem fazer tudo e mesmo assim a força e a capacidade delas continua em pé. Também passam por momentos difíceis na vida, mas não é por isso que deixam de serem as mesmas guerreiras todos os dias, conseguem passar todos os obstáculos sem se cansar.
\r\nAs mulheres guaporenses não cansam de lutar, alcançar seus objetivos e mostrar para seus filhos como é a vida nos dias de hoje.
\r\nVê-se as mulheres donas de lojas, a dona de casa, dona de fábricas, agricultoras, enfim, grandes empreendedoras que mais valorizadas, pois pensam para frente, têm força de vontade, também primam pela justiça.
\r\nPortanto, no século XXI, as mulheres guaporenses, fazem a diferenças no mercado de trabalho com suas habilidades.