10/08/2021 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

“Queremos formar um verdadeiro corredor verde no caminho ao monumento do Cristo Redentor”, destaca Toldi

Secretário Geral de Governo e do Turismo, Cultura e Esporte destacou que projeto de parceria público-privada (PPP) permitirá plantio de 400 árvores, placas educativas e lixeiras

Investir no turismo é investir no futuro! E quando o investimento é aliado ao meio ambiente e a sustentabilidade, tudo favorece para que a cidade, através das ações da Administração Municipal, oportunize mais qualidade de vida à população. Com um mutirão, envolvendo servidores da municipalidade e colaboradores da Cooperativa de Crédito Sicredi – Região dos Vales, o Governo Fabris (PDT) e Bastian (MDB), através de iniciativa da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com apoio das pastas de Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Viação, deu a largada ao projeto “Arborização e Sustentabilidade no Caminho do Cristo Redentor”.

Liderados pelo secretário Odacir Toldi, uma equipe começou na manhã do sábado, dia 7 de agosto, o plantio de 360 mudas de Extremosas, 20 mudas de Ipês amarelos e 10 mudas de Manacás da Serra. Além disso, estão sendo instaladas 12 lixeiras e placas educativas. O projeto, que passou sem contestações pela Câmara de Vereadores, une o Poder Público e a iniciativa privada, já que os recursos foram desprendidos pelo Sicredi, através do trabalho importante dos gerentes das agências Central e Avenida, Samuel Fontana e Flaviano Nervis, respectivamente.

O plantio contemplará cerca de 1,8 Km de percurso. O objetivo, conforme Toldi, é preservar, melhorar, recuperar e proporcionar mais qualidade ambiental no trecho até a estátua do Cristo Redentor.

“Queremos formar um verdadeiro corredor verde no caminho ao monumento do Cristo Redentor que é um dos cartões postais mais visitados de Guaporé. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência sustentável para todos aqueles que se deslocam pelo trajeto que, ao longo dos últimos anos, foi completamente pavimentado. A Administração Municipal não tem medido esforços para qualificar a infraestrutura no setor turístico”, disse Toldi.

O secretário salientou ainda o investimento privado, com o patrocínio do Sicredi, para que o trajeto receba investimentos.

“Projetamos diversas ações de infraestrutura que contemplam o turismo. Não só com investimentos do Poder Público, mas com a importante parceria das empresas e instituições. O Sicredi aposta no futuro sustentável e, com a aquisição das mudas e lixeiras, colaborou para que o caminho ao morro do Cristo Redentor fique ainda mais arborizado”.

A Administração Municipal, segundo Toldi, projeta ainda a construção de um mirante em frente à estátua do Cristo Redentor, banheiros e infraestrutura para instalação de estabelecimento de gastronomia, além da iluminação total do percurso.