28/06/2022 Sec. de Educação

Projeto “Pequenas Atitudes Idealizam Sonhos” debate arrecadação de impostos e investimentos

Ações de conscientização estão sendo realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum

A direção e os educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum, localizada no bairro Santo André, estão desenvolvendo o projeto “Pequenas Atitudes Idealizam Sonhos”. As atividades têm como objetivo a inclusão da educação fiscal no dia a dia dos estudantes. Há, conforme os professores, uma necessidade de conhecimento do assunto na sociedade em que vivemos.

“Sabe-se que é através dos tributos pagos pelos contribuintes que os Poderes Públicos arrecadam recursos e direcionam investimentos em serviços que promovam qualidade de vida à população como: saúde, educação, lazer, segurança, entre outros”, disseram.

Pensando em cada vez mais agregar conhecimento, durante o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa do projeto, o ex-secretário da Fazenda Celso Grando, foi convidado para ministrar uma palestra aos alunos. Na oportunidade, Grando, profundo conhecedor das legislações vigentes no setor público, esclareceu sobre arrecadação dos impostos e sua importância para a comunidade. Para finalizar, estendendo o aprendizado também aos pais, realizaram-se explicações individualizadas aos interessados na escola e destacou-se a importância da participação e do cadastro de todos no Nota Fiscal Gaúcha (NFG) que premia os consumidores que incluem no ato de suas compras o número do CPF nos documentos fiscais.