“As questões voltadas à interdisciplinaridade são fundamentais para a formação do cidadão hoje em dia, pois todos nós precisamos do outro e das habilidades de cada um para construirmos um ambiente mais sustentável e harmonioso”, explica a professora de matemática Jaqueline Locatelli.
Recentemente, dentro destas ações, Jaqueline ao lado da colega professora de educação física, Cássia Ortolan, desenvolveram uma pesquisa integrando as disciplinas de matemática e educação física. Nela puderam avaliar o Perfil e a Qualidade de Vidas dos alunos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental (6° a 9° ano).
“Neste projeto nos reunimos por várias manhãs e nós, professores, elaboramos juntos os conteúdos, pensando o que cada disciplina poderia colaborar com temáticas importantes, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular -BNCC, como sustentabilidade, educação fiscal, emoções e bem-estar. Esse planejamento é algo novo, na teoria existe faz algum tempo, mas na prática, nós estamos aprendendo a trabalhar”.
E foi na prática que esse projeto ganhou destaque. Com o objetivo de traçar um perfil sobre o estilo de vida dos alunos e compreender a qualidade de vida deles, uma série de perguntas foi elaborada para que os estudantes pudessem responder, de forma anônima, e quantificar o estudo. Entre as perguntas, questionamentos como: Ingerem frutas e verduras com frequência? Sentam à mesa para comer com calma? Praticam exercícios físicos ou esportes? Têm atividades de lazer com os amigos? Estão satisfeitos com o seu corpo? Dormem bem? Sentem-se bem emocionalmente? Consideram-se feliz?
Para as professoras, o resultado foi bastante satisfatório. Um estilo de vida ativo com hábitos como a prática de exercícios físicos, boa alimentação e conviver em harmonia com as pessoas à nossa volta, é determinante para melhorar o que chamamos de qualidade de vida. “A pesquisa nos mostrou que nossos alunos estão muito bem. Falando tanto do bem-estar físico, quanto emocional e social”, disse Cássia Ortolan.
Após a tabulação dos dados obtidos com os alunos, optou-se por aprofundar a análise e entender o perfil, também, dos professores e todos os colaboradores da escola. Para tanto, foram elaboradas questões a partir do “Pentáculo do Bem-Estar” sobre nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle do stress, adaptadas ao projeto.
Nos gráficos é possível observar alguns dos resultados obtidos. Dando segmento às atividades, as pautas serão desenvolvidas em sala de aula, assim como as demais tarefas desenvolvidas em comemoração ao aniversário da escola.
Texto: Letícia Brignol