29/08/2023 Sec. de Educação

Projeto Bem Viver é desenvolvido na Escola Municipal Imaculada Conceição

Alunos dos 6º anos, professores e monitores receberam informações sobre os conflitos relacionados ao bullying e vivências para melhorar o ambiente escolar

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, desenvolve ao longo do ano para os profissionais e os alunos/estudantes nas 11 Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental o projeto “Cidade Educadora: O desemparedamento da Educação, novos caminhos para a construção do conhecimento”. É através dos facilitadores que a formação acontece com atividades ministradas nos cursos “Vivências de Educação Para a Não Violência” e “Mini Curso: Círculos Restaurativos de Paz”.

Para os alunos dos 6º anos, professores e monitores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, após avaliação da equipe técnica e compreendendo a necessidade de mediar constantes conflitos relacionados ao bullying, mais uma etapa do projeto “Bem Viver” foi realizada. O objetivo é oportunizar vivências para os educadores e estudantes, proporcionando reflexões que sensibilize para um novo olhar, contribuindo na formação de disseminadores de relações não violentas e mais humanizadas, prevenindo bullying, aprendendo a ouvir com qualidade, exercitando o cuidado por si, pela outra pessoa e pelo ambiente, destacou a secretária Veridiana Tonini.

“Educar exige observar, ouvir, mediar e desenvolver as mais diferentes metodologias, especialmente tecer em rede os desafios que a vida escolar impõe. O trabalho do Núcleo de apoio Educacional é fundamental no processo, colaborando para uma aproximação efetiva de alunos, educadores e comunidade”, disse.

Dessa forma, conforme a secretária Veridiana, busca-se criar um ambiente de trocas de experiências, de afetos e de gentilezas, formando uma comunidade mais solidária e empática ao “outro”.