Projeto “Áudio Livro do Bem” conquista o prêmio RBS de Educação
A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Grupo RBS realizaram ao longo de 2015 mais uma edição do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo. O objetivo principal é contribuir de maneira efetiva na qualidade da educação básica no país. Mais de 1,...
A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Grupo RBS realizaram ao longo de 2015 mais uma edição do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo. O objetivo principal é contribuir de maneira efetiva na qualidade da educação básica no país. Mais de 1,6 mil projetos, dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, foram inscritos e entre eles um dos premiados foi da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum, de Guaporé. Finalista na Categoria Escolas Públicas RS, o projeto “Áudio Livro do Bem – da Escrita a Oratória”, do professor Francisco Paulo Rodrigues Mestre, o popular Xyco Mestre, foi reconhecido pelo público gaúcho como o melhor (Categoria Júri Popular) ao receber 69.775 votos, contra 53.029 do segundo colocado. A divulgação dos vencedores aconteceu em um grande evento no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, quando mais de duas mil pessoas prestigiaram a “Festa do Conhecimento”.
\r\n
\r\nO Prêmio RBS de Educação, que já está em sua 3ª edição, valoriza projetos realizados por educadores e estudantes de escolas públicas e privadas que incentivam a leitura. Foi o caso do educador Xyco Mestre, que através do trabalho desenvolvido para os alunos dos quintos anos do educandário, buscou ampliar o entendimento do que realmente é leitura. Ele destacou a emoção de ser um dos vencedores do Prêmio RBS de Educação, que teve uma votação recorde com mais de 778,7 mil votos, comprovando a importância da dedicação dos educadores e estudantes que buscam incentivar a leitura dentro das salas de aula.
\r\n“A conquista deste prêmio foi especial. A Escola Dr. Jairo Brum concorria com outros educandários de centros maiores e a votação obtida foi histórica. Foram quase 70 mil votos não só dos alunos, mas de toda uma comunidade que se envolveu e apoiou o projeto ‘Audiolivro do Bem’. O projeto dá uma visibilidade interessante, não só para a Escola, mas para Guaporé e mostra como é o trabalho do professor dentro da sala de aula. Desenvolvi a atividade, mas os estudantes é que foram os protagonistas do conhecimento”, destacou.
\r\n
\r\nO projeto tem como objetivo utilizar os meios tecnológicos, através dos ensinamentos da arte musical, para o desenvolvimento da leitura e oralidade, bem como das relações interpessoais e inclusivas proporcionadas pelo projeto. A metodologia aplicada em sala de aula, segundo o educador, é bastante simples e tem o envolvimento de todos os estudantes. A ideia é fazer com que o projeto possa contemplar outras turmas da Escola Dr. Jairo Brum.
\r\n“Algumas professores de português se interessaram em fazer áudio livros de poesia e contos. Então esta será uma outra etapa do projeto”, afirmou.
\r\n
\r\nO “Áudio Livro do Bem” concorria contra os projetos “Contos de suspense: histórias de arrepiar para criar”, da Escola Professor Anísio Teixeira de Porto Alegre, e o “Diário: um simples amigo de papel” da Escola Arlindo Stringhinid de Guaíba. A diretora da Escola Municipal Dr. Jairo Brum, Marta Rejane Pavoni Tramontina, parabenizou o empenho de toda a comunidade escolar e guaporense que dedicaram seu tempo para votar no projeto. Ela destaca a importância da conquista.
\r\n“Estamos tendo uma visibilidade muito grande. Nós, como equipe gestora estamos felizes, assim como os alunos e os professores. A Escola Dr. Jairo Brum está sendo vista de uma maneira especial. O trabalho do professor Xyco Mestre está sendo reconhecido a nível de Rio Grande do Sul. Isso é gratificante”.
\r\n
\r\nNo Prêmio RBS de Educação, todos os educadores vencedores recebem R$ 11 mil e suas instituições, R$ 6 mil. Este valor, segundo Marta, será aplicado para que os estudantes cada vez mais busquem o incentivo a leitura.
\r\n“O educandário, juntamente com o professor Xyco Mestre, vão desenvolver um projeto para continuar incentivando a leitura. O valor deve ser gasto exclusivamente para este fim e há o acompanhamento da Fundação e do Grupo RBS para que o recurso seja bem aplicado”, salientou.
\r\n
\r\nA conquista, segundo o professor Xyco Mestre e a diretora Marta Tramontina, fará com que os bons projetos espalhados pelos educandários de Guaporé possam ser inscritos para concorrerem aos prêmios ofertados em várias esferas governamentais e particulares.
\r\n
\r\nA festa na Capital Gaúcha contou com a participação do grupo de dança Restinga Crew, da cantora Tati Portella (Chimarruts), dos comunicadores Manoel Soares, Lucianinho Périco, Cláudia Laitano, Paulo Germano, Mário Motta e Denise Cruz e dos atores Hique Gomez e Werner Schünemann.