22/01/2021 Sec. do Meio Ambiente

Programa de Coleta de Resíduos Secos evita degradação do meio ambiente na zona rural de Guaporé

Recolhimento, dividido em quatro rotas, acontece sempre às segundas-feiras no período da tarde

“Uma cidade mais limpa! Um mundo mais verde! Um sinal de boa educação”. Com esse slogan e um trabalho incansável de conscientização, a Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, desenvolve há anos o programa de “Coleta de Resíduos Secos” em praticamente todas as comunidades da zona rural de Guaporé. O objetivo é evitar a degradação e poluição das propriedades e, consequentemente, do meio ambiente.

O recolhimento acontece semanalmente, sempre às segundas-feiras pelo período da tarde. São quatro rotas distintas: Rota 1 (São José 8ª, Santo Antônio 8ª, São Carlos 8ª, São Paulo 8ª, Santo Antônio 7ª, São Valentim 7ª e Rosário Céu Azul 7ª); Rota 2 (Santa Lúcia 5ª, Sagrado Coração de Jesus 5ª, São José 5ª, São José 4ª, Santo Antão, São Roque 6ª, Rosário 6ª e Nossa Senhora do Caravaggio 6ª); Rota 3 (São Judas Tadeu, Nossa Senhora das Graças/Furlani, São Marcos/Usina, Monte Cuco, Monte Bérico, Brítola e Maróstica); Rota 4 (São Miguel, Linha Fernando Abott, Linha Ernesto Alves, São Paulo/Colombo, São Roque, Linha Félix da Cunha, Linha 2ª/São Pedro, Maternidade 40 e Santo Antônio 28).

É importante frisar, segundo a secretária de Meio Ambiente Monia Zampeze, que serão coletados apenas resíduos recicláveis: papeis, papelão, metais, vidros e plásticos (dentre eles restos de lonas).

“Pedimos aos produtores que embalem os resíduos secos para facilitar o recolhimento. Lembramos que, durante a passagem do caminhão, não são coletados filtros lubrificantes, embalagens de óleo, produtos veterinários e agrotóxicos”, disse Mônia.

Os produtores rurais podem se programar para as coletas do mês de fevereiro. Elas acontecem nas seguintes datas: Dia 1º (Rota 1); Dia 8 (Rota 2); Dia 15 (Rota 3); Dia 22 (Rota 4). O caminhão passa no período da tarde. Informações podem ser obtidas nos telefones (54) 3443.5987 ou (54) 3443.6372.

Segunda-Feira, dia 25

Rota 4 - São Miguel, Linha Fernando Abott, Linha Ernesto Alves, São Paulo/Colombo, São Roque, Linha Félix da Cunha, Linha 2ª/São Pedro, Maternidade 40 e Santo Antônio 28;