26/05/2014 Sec. de Assistência Social e Habitação

Professores e conselheiros tutelares de 14 Municípios receberam capacitação

O Direito à Educação continua sendo uma temática forte nos Cursos de Capacitação de Escolas e de Conselhos do Rio Grande do Sul. Com isso, o Município de Guaporé – RS através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e Conselho Tutelar realizaram na sexta-feira (16/05) o curso sobre o Programa FICAI Online.
\r\nO encontro aconteceu no Auditório da Casa da Cultura e contou com a presença de 14 Municípios de diversas regiões, representantes das Escolas Municipais e Estaduais do Município de Guaporé, além do Vice-Presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul, Getúlio Martins Silveira Júnior – responsável pela capacitação nos Municípios.
\r\nInstituída a capital gaúcha em 1997, a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, conhecida como FICAI, contou com a parceria do Ministério Público, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e Conselhos Tutelares, buscando estabelecer o controle da infrequência e do abandono escolar de crianças e adolescentes.
\r\nPosteriormente, a FICAI foi expandida aos demais municípios do Estado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, onde o trabalho consiste no acompanhamento realizado pela escola, após segue para o Conselho Tutelar, que também procura o aluno para que ele retorne à escola e se isso não ocorrer o documento é enviado ao Ministério Público.
\r\n
\r\nFotos/divulgação: Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação