24/03/2021

Professores da Rede Pública Municipal participam de formação com o tema “Educação: A Teia que constrói sonhos”

Além das aulas remotas, educadores participam de palestras virtuais com personalidades de renome. Entre eles, Mário Sérgio Cortella, Júlio Furtado, Jaqueline Moll, entre outros

O Poder Executivo de Guaporé, através da Secretaria de Educação, está empenhado em proporcionar, em tempos difíceis de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19), o melhor para os mais de 570 profissionais e para os dois mil e novecentos alunos matriculados na Rede Pública Municipal. Muitos são os desafios enfrentados neste período, mas os profissionais da educação seguem buscando qualificação e empoderamento para construir novas metodologias e conhecimentos necessários não só para ministrar as aulas remotas, mas também para “alimentarem-se de esperança, acolhimento e saúde mental”.

A formação continuada, com programação diferenciada para os profissionais, é realizada anualmente e procura, dentro do contexto, proporcionar reflexões, provocar indagações, inquietações, neste ano especialmente, proporcionar aprendizagens e partilhas dos desafios educacionais em tempos de pandemia – um olhar sensível para tudo que nos cerca e como ser educador neste novo tempo. Com o tema “Educação: A Teia que constrói sonhos”, os educadores estão participando, com atividades on-line que iniciaram no término de fevereiro e se estendem até o dia 25 de março, de palestras ministradas por personalidades de renome no cenário estadual e nacional. Entre eles, Regina Shudo, Vasco Moreto, Lourdes Atie, Jaqueline Moll, Mário Sérgio Cortella, Júlio Furtado, entre outros.

Segundo a Secretária Veridiana, é primordial que os profissionais estejam conectados com tudo o que está acontecendo na educação.

“São muitas as mudanças e precisamos estar preparados para esse tempo de incerteza na educação. São muitos os desafios no processo de educar, por isso, precisamos constantemente oportunizar aos educadores reflexões significativas”, destacou.

As palestras têm como temas: Perspectivas para a metodologia do ensino híbrido e mão na massa (Jackes Heck); Desafios do currículo em 2021: por onde começar (Júlio Furtado); Os profissionais da educação e o encantamento pelo ato de educar (Regina Schudo); Tendências da educação e as profissões do futuro (Luiz Rasquilha); Avaliação diagnóstica: reflexões e possibilidades (Vasco Moreto); A ética do cuidado na escola (Lourdes Atie); Educar por interior: sujeito, escola e sociedade (Jaqueline Moll); Metodologias ativas e práticas pedagógicas (Nathália Alvesde Carvalho); A escola e o conhecimento (Mário Sérgio Cortella).