03/06/2022 Gabinete do Prefeito

Procon Municipal, RGE, empresas de telefonia e internet se reúnem para elaborar plano de ação

Fiação dos postes de energia está, em parte da cidade, caída e apresentando poluição visual urbanística

O auditório da Casa da Cultura – Silvia Beatriz Puperi foi palco na quarta-feira, dia 1º de junho, para a elaboração de um plano de ação de revitalização do cabeamento de internet e telefonia, reordenamento e retirada de fios inutilizados e sem identificação. A fiação, que toma conta dos postes de energia elétrica, por vezes apresenta-se em desconformidade com as regras, causando poluição visual urbanística. A situação tem gerado muitas reclamações por parte da comunidade e questionamentos dos representantes do povo na Câmara de Vereadores.

Em virtude ao crescente número de pedidos referentes aos fios caídos, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor(Procon), de Guaporé, convidou representantes da concessionária Rio Grande Energia (RGE), empresas de telefonia e internet para uma reunião com objetivo de realinhamento da situação. Estiveram presentes, a Consultora de Negócios da RGE Polyana Iesbik, vice-prefeito Adalberto Bastian, secretário de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico Gerson Bedin, Secretaria de Obras, vereadores Fernanda Debona Baldin (PDT) e Jader Dalla Costa (PP), além das empresas que possuem contrato de compartilhamento junto ao Município com atividades relacionadas a telefonia, internet e telecomunicações, (OI, Claro, Vivo, Net 11, Rede Lúmen, Infonet, Adyl Net, Get Net, G2 Net).

O encontro, conforme a coordenadora do Procon Sheirla Maria Lazzarotto Galina, foi produtivo e todos manifestaram-se favoráveis a construir ações para melhorar o aspecto visual.

“Acolheram e apoiaram a construção mútua no planejamento de metas, atenuando a poluição visual existente e o peso em excesso desnecessário sobre a rede elétrica”, disse.