05/12/2012 Sec. Geral de Governo

Procon Municipal de Guaporé completa três meses de atuação

Durante o período passaram pelo órgão mais de 100 pessoas e 80 processos administrativos foram abertos<br><br><br><br>Instalado no mês de setembro de 2012, o Procon Municipal de Guaporé, que atua em defesa do consumidor orientando em suas reclamações ...

Instalado no mês de setembro de 2012, o Procon Municipal de Guaporé, que atua em defesa do consumidor orientando em suas reclamações e informando sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo, completou três meses de atividades e os números surpreendem. Instalado em uma sala na Casa da Cultura, a Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Guaporé atendeu mais de 100 reclamações de consumidores de diversas demandas, com 80 processos administrativos abertos e o restante somente informações e encaminhamento aos órgãos competentes.

O atendimento, realizado pelo bacharel em direito Luis Fernando Pedroso de Farias, tem destacado-se pelas reclamações contra as companhias de telefonia fixa e móvel, e também pela diminuição de juros nas cobranças das financeiras e na conta de energia elétrica.

\"Mais de 90% dos casos podemos afirmar que são com relação as contas de telefone. As reclamações são pela cobrança abusivas de taxas e serviços que os clientes nem solicitaram. Muitas enviam cartões (chips) e celulares gratuitamente, mas na hora de ativar o serviço, o cliente acaba entrando em uma `verdadeira fria´, como se diz no popular\", ressaltou.

Segundo Luis Fernando, todos os problemas relacionados à compra de produtos e prestação de serviços em Guaporé podem ser encaminhados para o Procon Municipal.

\"O Procon funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tentando solucionar previamente os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço, e quando não há acordo, encaminha o caso para o Juizado Especial Cível com jurisdição sobre o local\", destacou Luis Fernando.

O Procon Municipal de Guaporé atende as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min, na sala 107.

Recomendação para o Natal

Para as festividades de final de ano serem completas, sem que hajam dissabores após a entrega dos presentes e comemorações entre familiares e amigos, o responsável pelo Procon Municipal de Guaporé recomenda cuidados na compra de produtos no Natal.

\"É bom que as pessoas verifiquem, principalmente nas compras pela internet, se há reclamações no cadastro dos órgãos de defesa do consumidor das empresas e sites pesquisados. Coletar referências com amigos, averiguar o endereço físico do fornecedor com telefone ou e-mail para esclarecer eventuais dúvidas, saber dos procedimentos para reclamação ou devolução do produto, verificar que medidas o site adota para garantir a privacidade e a segurança dos usuários, estão entre os cuidados sugeridos pelo órgão de defesa do consumidor\", afirmou.

Segundo Luis Fernando, o Procon recomenda também não fornecer informações pessoais desnecessárias para as compra e guardar todos os dados referentes à transação, além de questionar a existência de despesas com fretes e taxas adicionais.

\"Sempre que possível, o cliente deve identificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais por meio do endereço eletrônico (www.registro.br) exigir nota fiscal e imprimir ou guardar em meio digital o contrato firmado\", destacou Luis Fernando.

Procon Municipal

Atendimento: