Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
26/11/2015 Sec. Geral de Governo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Procon de Guaporé alerta para “vantagens” no “Black Friday”

A sexta-feira, dia 27 de novembro, será de muitas compras no comércio varejista do Brasil. Descontos expressivos de até 70% nos produtos devem atrair boa parte dos consumidores no chamado “Black Friday”. Porém, segundo a Coordenação da Procuradoria de...

A sexta-feira, dia 27 de novembro, será de muitas compras no comércio varejista do Brasil. Descontos expressivos de até 70% nos produtos devem atrair boa parte dos consumidores no chamado “Black Friday”. Porém, segundo a Coordenação da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Guaporé (Procon), sob responsabilidade de Luís Fernando Pedroso de Farias, nem tudo são facilidades e há inúmeras “pegadinhas” aplicadas. No intuito de auxiliar os guaporenses a não caírem em armadilhas, o Procon de Guaporé faz um alerta.
\r\n
\r\nDe acordo com Farias, é importante o consumidor monitorar, nos dias que antecedem o evento, o valor convencional da mercadoria que deseja adquirir no famoso “Black Friday”.
\r\n
\r\n“Ele deve capturar em telas ou imprimir, se possível, o valor. No dia da promoção é bom observar se o produto adquirido encontra-se no rol dos bens em promoção. Normalmente, as empresas apontam aos consumidores os itens que fazem parte do Black Friday. Não são todos, por isso, muita atenção”, destacou.
\r\n
\r\nO diretor do Procon Guaporé orienta o consumidor a analisar todas as ofertas e pesquisar se elas estão abaixo do preço.
\r\n
\r\n“É muito comum determinados produtos terem seus preços elevados para, depois, voltar ao preço normal e ser anunciado ‘com desconto’. É a chamada ‘maquiagem’ de preço. É com todo ficarem atentos. Já diz o ditado: nem tudo que reluz é ouro”.
\r\n
\r\nA dica mais importante repassada por Faria é analisar o site que realizará a compra.
\r\n
\r\n“Tem que verificar que o site possui loja física para resolver eventuais problemas. Anote o endereço e os telefones de contato. É importante também fazer uma lista de produtos que queira adquirir e se realmente são necessários. É muito fácil cair na tentação e depois ficar ‘chorando’ por estar endividado. Manter um planejamento financeiro e observar a capacidade de pagamento antes de comprar é de fundamental importância.”, afirmou.
\r\n
\r\nOutra preocupação que o consumidor deve ter, segundo o Procon, é com a política de troca das lojas físicas e virtuais. Nesses casos, a troca de produtos é uma liberalidade do fornecedor, ou seja, não é obrigatória. Nas compras pela internet, o consumidor pode fazer uso do direito de arrependimento e desistir da compra até sete dias contados da entrega do produto ou da assinatura do contrato de prestação de serviço.
\r\n
\r\nEm Guaporé, os consumidores que se sentirem lesados devem entrar em contato com o Procon, que está localizado no andar térreo da Casa da Cultura. O telefone de contato é o (54) 3443-6329.

Outras Notícias