Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
28/01/2014 Sec. Geral de Governo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

PROCON de Guaporé ajuda diferenciar produtos diet e light

Com a chegada do verão, muitas pessoas correm as prateleiras dos supermercados à procura de produtos de baixa caloria para perder os quilos a mais, adquiridos nos meses mais frios. Ler o rótulo dos produtos e as informações nutricionais, além de compr...

Com a chegada do verão, muitas pessoas correm as prateleiras dos supermercados à procura de produtos de baixa caloria para perder os quilos a mais, adquiridos nos meses mais frios. Ler o rótulo dos produtos e as informações nutricionais, além de compreender a diferença entre diet e light, é uma atitude importante que auxilia os consumidores na escolha de uma alimentação mais adequada e saudável.
\r\nEste é o tema do mais recente boletim da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) elaborado em parceria com a Ouvidoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
\r\n\tAinda existem muitas dúvidas a respeito da definição dos produtos light e diet entre os brasileiros, explica o diretor do PROCON de Guaporé, Luis Farias. “O termo light é um tipo de informação nutricional complementar e significa reduzido. Assim, um alimento pode ser “reduzido ou light” em valor energético, açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol e sódio”, explica.
\r\n De acordo com Farias, para um alimento ser considerado reduzido ou light em valor energético ou algum nutriente é necessária uma redução de, no mínimo 25% no valor energético ou no conteúdo do nutriente objeto da alegação em relação ao alimento de referência ou convencional.
\r\n \tJá o termo diet é usado somente em algumas categorias de alimentos para fins especiais, tais como alimentos para dietas com restrição de nutrientes, alimentos para controle de peso, e alimentos para ingestão controlada de açúcares. É preciso ter atenção, pois o termo diet não significa sempre ausência de açúcar no alimento.
\r\nO diretor lembra que muitas pessoas se confundem e pensam que o alimento (ou bebida) diet é totalmente sem açúcar, e que os produtos light não contêm gordura o que não é, necessariamente, verdade absoluta.
\r\nPara eliminar qualquer dúvida a respeito do produto que está adquirindo, é necessário observar atentamente a composição dos rótulos dos alimentos. “Conforme o boletim nº 33 da Senacon/Anvisa alerta para a importância da leitura dos rótulos dos alimentos de modo que o consumidor identifique, se for o caso, a presença de algum ingrediente ou nutriente que não possa ser consumido, ou deva ser consumidor em baixa quantidade”, ressalta.
\r\nTanto alimentos diet quanto light não têm necessariamente o conteúdo de açúcares ou energia reduzido. Podem ser alteradas as quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros. Isso torna ainda mais importante a leitura atenta dos rótulos.
\r\nJá o termo diet só pode ser usado em algumas categorias de alimentos para fins especiais, estabelecidas na Portaria nº 29/1998 da Anvisa. São elas: dietas com restrição de nutrientes, para controle de peso e para ingestão controlada de açúcares. “Entre os exemplos de produtos diet encontrados nos supermercados, e que podem usar essa expressão na embalagem, estão geleias para dietas, shake ou pó para o preparo de bebidas destinadas à redução de peso, e ainda pós para o preparo de sopas para dietas com restrição de sódio”, cita.
\r\nDesta forma Farias alerta que portadores de diabetes, hipertensão, colesterol alto, doença celíaca, entre outras, devem ler atentamente os rótulos dos alimentos, observando a lista de ingredientes e as informações nutricionais obrigatórias.
\r\n

Outras Notícias