Prevenção e informação contra a Aids
O mês de dezembro de 2017 marcará o início de uma grande mobilização nacional, a ser realizada todos os meses de dezembro, sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras IST. Batizada de Dezembro Vermelho, a ação tem o intuito de chamar atenção para as medida...
O mês de dezembro de 2017 marcará o início de uma grande mobilização nacional, a ser realizada todos os meses de dezembro, sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras IST. Batizada de Dezembro Vermelho, a ação tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro. O Brasil tem hoje uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda, com mais da metade (64%) das pessoas vivendo com HIV recebendo TARV, segundo os dados do Boletim Epidemiológico 2016 do Ministério da Saúde.
\r\nNa praça
\r\nNesta sexta feira, dia 1 de dezembro, na praça Vespasiano Corrêa, a partir das 14h até as 17h, equipes da secretaria da Saúde e Hospital Manoel Francisco Guerreiro estarão atendendo a comunidade. Esclarecendo dúvidas, prestando orientações e realizando o teste rápido. “É muito simples! Uma picadinha no dedo, uma gotinha de sangue e o teste é feito. O resultado não será divulgado na hora, em virtude do respeito ao sigilo do paciente, mas deve ser buscado junto à secretaria”, explica a enfermeira Regina Fin.
\r\nOs testes rápidos e as ações acontecem durante todo o mês nas UBSs e no Posto Central.
\r\nO tratamento é gratuito.
\r\n