Poder Público implementa recurso em sua administração para agilizar o atendimento
Guaporé pretende ser conhecida como referência em gestão pública moderna e digital. Para isso, a prefeitura adotou a plataforma cloud de comunicação, atendimento e gestão documental da 1Doc.
O Poder Público vai implantar a solução em toda a administração pública entre 13 e 14 de novembro. Dessa forma, a meta é ter toda a comunicação interna e externa totalmente digital. Além disso, todos os chamados e pareceres irão tramitar na plataforma, gerando economia aos cofres públicos ao reduzir a impressão de documentos.
Atualmente, todos os processos tramitam em papel. Isso faz com que muitos arquivos sejam perdidos e extraviados. O município também não consegue mensurar com exatidão o tempo que cada solicitação leva para ser finalizada e o cidadão que tiver interesse no acompanhamento precisa ligar ou ir à prefeitura para obter mais detalhes.
Agora, por meio do software e com processos digitais, o poder público proporciona, entre outros benefícios, um atendimento simples e transparente ao cidadão, mostrando todo o trâmite dos requerimentos e gerando notificação automática de cada etapa, além de possibilitar ao gestor traçar percentuais de engajamento, eficiência e qualidade – obtidos a partir dos despachos lidos e das demandas solucionadas.
Dessa forma, os servidores reduzem o uso de papel, aumentam a produtividade, agilizam a rastreabilidade dos documentos e, principalmente, melhoram a transparência na administração. A Prefeitura de Guaporé terá à disposição os seguintes módulos:
Memorando: documentos em papel serão totalmente informatizados. Assim, a comunicação interna será padronizada, permitindo que a informação tramite mais rapidamente, garantindo que todas as solicitações sejam registradas.
Circular: por meio da digitalização, as circulares serão oficiais e estarão disponíveis em um clique. A plataforma mostra o profissional responsável pela leitura em cada etapa e economiza uma grande quantidade de impressões, possibilitando melhor aproveitamento dos recursos públicos e do meio ambiente.
Protocolo: a população pode iniciar processos em sua própria casa e receber atualizações assim que houver encaminhamento ou resolução do pedido. Tudo vai ser feito eletronicamente para evitar perda ou extravio. Além disso, os gestores têm acesso a indicadores e estatísticas de atendimento para melhorar o setor.
Ouvidoria: os cidadãos também podem registrar pedidos e solicitações diretamente no site da Prefeitura, via smartphone ou em atendimento presencial. Essas demandas são organizadas internamente e direcionadas ao profissional responsável, que receberá uma cópia do atendimento e todas as atualizações por e-mail e/ou SMS.
LAI: todas as solicitações feitas de acordo com a Lei de Acesso à Informação são organizadas pela plataforma, permitindo que o cidadão receba atualizações automáticas a cada trâmite em seu pedido.
O município de Guaporé foi emancipado em 1903 e tem, atualmente, pouco mais de 25 mil habitantes de acordo com estimativa do IBGE. Mesmo assim, é considerado um dos melhores para viver no Brasil e destaca-se como importante polo nacional na produção de joias folheadas e moda íntima.
“Esta cidade consegue manter a tranquilidade característica de cidade pequena, mas possui uma importância enorme em diferentes setores da economia. Assim, é essencial que a gestão pública acompanhe a modernização de todos os processos por meio da tecnologia, adotando uma plataforma que agiliza o dia a dia da população”, explica Jeferson Castilhos, fundador da 1Doc.