05/08/2015 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico

População guaporense escolhe prioridades na Consulta Popular

O Conselho Regional de Desenvolvimento Serra (COREDE Serra) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) de Guaporé, em parceria com a Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, realizaram no dia 30 de julho, nas dependências da Casa da Cultura, a Assembleia Municipal para a escolha das demandas do Município na Consulta Popular 2015. Os guaporenses participaram da atividade.
\r\nA audiência da Consulta Popular em Guaporé foi presidida por Miguel Bresolin, secretário-executivo do Corede/Serra, e pelo presidente do Comude Guaporé, Luís Carlos Zelinski. Durante os trabalhos, Bresolin apresentou os recursos disponibilizados para cada área prioritária. Uma a uma as demandas foram eleitas, iniciando pela Educação. Neste setor, a Escola Estadual Técnica Agrícola de Guaporé aprovou duas prioridades. O educandário solicitou apoio para a aquisição de equipamentos para a lida na lavoura (tratores e implementos agrícolas) e para a reforma do mobiliário da cozinha (balcões, fogão, geladeira, talheres, entre outros). O recurso destinado para cada área, se aprovado na Regional, será de R$ 60 mil.
\r\nPara a Saúde, o Hospital Manoel Francisco Guerreiro, com a participação expressiva de colaboradores, colocou duas demandas na pauta de votação. A primeira, valor de R$ 250 mil, é para a aquisição de uma central de ar comprimido e de vácuo. Para apoio à reforma do bloco cirúrgico serão buscados R$ 80 mil. Além das prioridades, a unidade hospitalar teve como representante na votação da Consulta Popular da Região da Serra, realizada no dia 5 de agosto em Bento Gonçalves, o chefe do setor de enfermagem da unidade hospitalar Giovani Cristian Sgarbossa, como delegado. Na Agricultura, foram definidos: apoio para a feira permanente da agricultura familiar (R$ 30 mil) e para a aquisição de estandes para a Mostra Guaporé (R$ 15 mil).
\r\nAlém destas áreas, foram aprovadas prioridades para o Arranjo Produtivo Local (APL) no valor de R$ 20 mil para atendimento aos setores das joias e moda, para pesquisas e desenvolvimento da inovação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado (FAPERGS) e para o aprimoramento do acervo bibliográfico da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
\r\nA reunião regional do Corede Serra para a definição das prioridades encaminhadas para o Governo Gaúcho aconteceu no auditório do Bloco J do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.