07/04/2021 Sec. da Saúde

Policiais civis, militares e agentes da Susepe foram imunizados em Guaporé

Primeira dose da vacina AstraZeneca foi aplicada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde na manhã da quarta-feira, dia 7 de abril, no Posto Central

Policiais do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM) e da Delegacia de Polícia Civil (DP), e agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe)– lotados no Presídio Estadual, de Guaporé, receberam na manhã da quarta-feira, dia 7 de abril, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O imunizante da AstraZeneca/Oxford, do Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi aplicado pela Secretaria Municipal da Saúde, através das vacinadoras Elisangela Rostirola e Rosane Pin, nas dependências do Centro Municipal de Saúde, seguindo as normas sanitárias, de segurança e a autorização no Plano Nacional de Imunizações (PNI), através da nota técnica n.º 297/2021 e resolução da CIB n.º 060/2021, do Ministério da Saúde. Conforme o titular da pasta, secretário Ronaldo Invernizzi, os servidores da segurança pública foram vacinados, mediante apresentação de Declaração de Atribuições – Assinada pela chefia de cada órgão, com horários pré-definidos pelo Setor de Imunização para evitar aglomeração nas dependências do Posto Central e utilizando máscaras de proteção. “A operacionalidade da imunização, após o recebimento da nota técnica, ficou a cargo da Secretaria de Saúde. Nossos profissionais, com a colaboração das forças da segurança pública, fizeram um excelente trabalho e tudo transcorreu como o planejado. Agora, com a aplicação das doses da vacina nos policiais civis e militares, e agentes da Susepe, todos os envolvidos com a segurança pública e pronto-atendimento (bombeiros) estão imunizados”, disse Invernizzi que informa que a decisão dos grupos-alvo a serem vacinados foi tomada por gestores estaduais com a participação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. A segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford será aplicada no dia 30 de junho, seguindo os mesmos critérios para evitar o descumprimento das normas de distanciamento físico.