14/09/2023 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Poderes Públicos de Guaporé e Arvorezinha estudam reconstrução de ponte sobre o Rio Guaporé

Todo o processo burocrático, conforme o prefeito Fabris, ficará a cargo do Município de Arvorezinha. Autoridades unem-se para buscar recursos

Construída ao longo de aproximadamente cinco anos e inaugurada entre 1980 e 1981, a famosa ponte em curva que liga as cidades de Guaporé e Arvorezinha, sobre o Rio Guaporé, foi levada pela força das águas. Localizada na Linha Quarta Baixa, a estrutura de 75 metros de comprimento por 4,5 metros de largura não resistiu a cheia do flúmen. Era o único acesso direto entre os dois municípios e ponto importante de escoamento da produção primária – especialmente de vegetais e grãos para indústrias e cerealistas, além de encurtar a distância entre duas regiões.

Na busca pela reconstrução, a Administração Municipal, através do prefeito Valdir Carlos Fabris e do secretário de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Gerson Bedin, recepcionou a comitiva de Arvorezinha composta pelo prefeito Jaime Borsatto, vice-prefeito Roberto Facchinetto, o engenheiro Ronaldo Zat e o ex-prefeito Luiz Paulo Fontana. No gabinete, Fabris colocou o Poder Público à disposição para que a ligação seja restabelecida o quanto antes.

“Somos solidários com todos os moradores das comunidades próximas ao Rio Guaporé e aqueles que necessitavam da ponte para o escoamento dos cereais, leite, frango, suínos, entre outros produtos do setor primário. Sabemos que a movimentação diária era grande. Encurtava distâncias, diminuía despesas no transporte, era via para pontos turísticos e oportunizava um movimento na economia das duas cidades. Como falei para o prefeito Jaime, o Município de Guaporé estará unido nos pedidos de recursos e investimentos para a construção de uma nova ponte. Não será de uma hora para a outra, mas nos comprometemos a arregaçar as mangas e trabalhar muito”, destacou.

Fabris complementou:

“Ficou acertado que toda a parte contratual para a futura edificação da ponte, assim como a documentação, ficará a cargo do Município de Arvorezinha e nós daremos todo o suporte para que os processos burocráticos andem rapidamente. Guaporé se compromete, além de buscar recursos, a fazer a cabeceira e acabamentos do nosso lado”, afirmou.

Os municípios, com primeiro passo para no futuro conseguir recursos, decretaram situação de calamidade pública, sendo o ato reconhecido pelo Governo Estadual.