Poder Público realiza revitalização do Horto Florestal
Sinônimo de fartura na produção e distribuição de mudas para reflorestamento de propriedades da zona rural, arborização nas margens de rios/arroios e vias públicas, e embelezamento da cidade de Guaporé, o Horto Florestal Municipal, após anos de abando...
Sinônimo de fartura na produção e distribuição de mudas para reflorestamento de propriedades da zona rural, arborização nas margens de rios/arroios e vias públicas, e embelezamento da cidade de Guaporé, o Horto Florestal Municipal, após anos de abandono, foi totalmente revitalizado pelo Poder Público, através de ações e planejamentos desencadeadas pela secretaria de Meio Ambiente. O local passa, conforme a secretária Monia Zampeze, a ganhar novamente vida com atividades na produção de mudas e conscientização ambiental para as crianças e adolescentes das redes pública e privada de educação.
\r\nCom apoio da secretaria de Obras e Viação, o espaço, que não recebia atenção devida e investimentos necessários para dar sequência nos trabalhos, foi totalmente recuperado. Num primeiro momento houve limpeza, retirada de resíduos deixados de forma irregular, roçada do matagal e o cercamento de todo o local.
\r\n “Era necessária uma limpeza urgente de toda a área. O que vocês possam imaginar de lixo, tanto eletrônico, móveis, orgânicos, entre outros, havia no Horto Florestal Municipal. Infelizmente o espaço estava abandonado, sem estrutura e impossível de circular. O prefeito Fabris pediu atenção especial ao local e conseguimos, com apoio de diversas secretarias, dar a ‘cara’ que o Horto Florestal merece”, disse.
\r\nPosteriormente, houve a recuperação da estufa, mas um temporal, na metade de 2017 destruiu a estrutura e comprometeu a entrega da revitalização do espaço para a comunidade guaporense. Novos trabalhos tiveram que ser realizados, conforme salientou Monia.
\r\n“Buscamos reforçar a toda a estrutura da estufa para que não ocorram novos prejuízos em decorrência de temporais”.
\r\nPara 2019, com o Horto Florestal Municipal em condições adequadas, a secretaria de Meio Ambiente voltará a cultivar flores e árvores. Todo o material (bandejas, insumos e sementes) está à disposição e projeta-se o cultivo de 15 a 20 mil mudas ao longo do ano.
\r\n“O objetivo é recuperar áreas degradadas, Áreas de Preservação Permanentes (APP), mata ciliar - principalmente em pontos do Arroio Barracão que encontram-se desprotegidos, canteiros da cidade e, na medida do possível, distribuir para a comunidade. Como é o reinício das atividades do Horto Florestal, vamos iniciar plantando entre 500 e mil mudas a cada etapa”, salientou.
\r\nO espaço, conforme Monia, poderá também ser utilizado para inúmeras iniciativas de consciência ambiental com os educandários do município.
\r\n