19/06/2020 Gabinete do Prefeito

Poder Público investe na aquisição de ventilador mecânico para o Hospital de Guaporé

Além do repasse mensal, mais R$ 45 mil foram destinados para a Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro

A Administração Municipal, através do Comitê de Crise e secretarias do Governo Fabris e Bastian, está investindo recursos dos cofres públicos e repasses do Governo Federal para o enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Ações e medidas para evitar a propagação do vírus nos mais de 25 mil habitantes passaram a ser prioridade. Aquisições de testes rápidos, materiais e equipamentos de proteção individual (EPIs), máscaras para a população, contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atuar no Hospital de Campanha, sanitizações em pontos específicos de grande movimentação de pessoas e nas 10 escolas da Rede Pública Municipal, entre outras, fazem parte dos investimentos.

Além destes, o Poder Público repassou recursos na ordem de R$ 45 mil para que a Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro adquirisse um ventilador mecânico. O equipamento, muito importante no tratamento para a Covid-19, ajuda o paciente a respirar artificialmente, uma vez que a doença prejudica o trato respiratório inferior. É um dispositivo automático conectado às vias aéreas do paciente e que tem como objetivo aumentar ou prover a ventilação para os pulmões.

“É mais um investimento que estamos fazendo para auxiliar o Hospital no combate à Covid-19. Repassamos cerca de R$ 6 milhões por ano para a unidade hospitalar, através de contrato, e este recurso é uma contribuição extra que estamos fazendo para a comunidade guaporense. Não estamos medindo esforços para colaborar na luta contra esse inimigo invisível”, disse o prefeito Fabris.

O equipamento hospitalar está à disposição da equipe médica do Hospital de Guaporé.