14/01/2021 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Poder Público estuda datas para o retorno da Copa do Brasil de Guaporé

Competição, em virtude das medidas do Distanciamento Social, está paralisada há um mês. Expectativa é que jogos retornem assim que a legislação permitir

“Com certeza, a bola voltará a rolar em breve no Estádio General Ernesto Dorneles, o Campo do Juventude, para a conclusão da Copa do Brasil de Guaporé”. A afirmativa é do secretário Geral de Governo, Odacir Toldi, que responde pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte. A competição, iniciada no mês de novembro de 2020, foi temporariamente interrompida em virtude do aumento no número de casos de coronavírus (Covid-19) que colocaram a região da Serra Gaúcha em bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul (Gov/RS). Oito equipes, sendo elas Ajax, Atlético, Colombense, Cruzeiro, Descubra, Juventude, São Paulo e União/São José, ainda estão na disputa pelo título. Direções, comissões técnicas e jogadores estão ansiosos para a conclusão. Toldi ressalta que os integrantes do Conselho Municipal de Desporte (CMD) e da secretaria estão analisando datas para que a “Copa do Brasil de Guaporé” possa conhecer o seu grande campeão. “Todas as medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia foram tomadas durante as primeiras rodadas. Infelizmente os casos aumentaram e, diante do modelo de Distanciamento Controlado do Governo Estadual, o Poder Público interrompeu temporariamente a competição. Ela não está encerrada, é bom deixar claro. Vamos, nos próximos dias, definir as datas para a sua conclusão. Estamos alinhando algumas questões e acreditamos que assim que a legislação permitir a bola voltará a rolar no Campo do Juventude. É nosso compromisso concluí-la o quanto antes ”, destacou. Faltam três datas (quartas de final, semifinal e final) para a conclusão e o conhecimento do time campeão. Os confrontos, conforme regulamento técnico definido no Congresso, estão definidos da seguinte forma: União/São José x Juventude; Cruzeiro x São Paulo; Ajax x Descubra; e Colombense x Atlético. Todas as partidas são eliminatórias. “Assim como ocorreu na primeira fase, não teremos a presença do público nas dependências da praça esportiva. E as demais medidas que havíamos tomado como o acesso de todos com máscara (uso obrigatório), medição de temperatura no portão de entrada para os relacionados das equipes, atletas devem vir fardados e a não utilização dos vestiários, entre outras, serão mantidas. Tudo para que possamos preservar a saúde dos participantes”, afirmou Toldi.