20/12/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Poder Público entrega Museu Municipal à comunidade

“Se queres prever o futuro, estuda o passado, diz a frase. Imaginem um povo sem passado. Pessoas que não souberam quem construiu sua própria trajetória, sem saber do esforço empregado para fazer a história. Para onde esse povo vai?”, indagou o Chefe do Poder Executivo, Valdir Fabris, na abertura do discurso de reinauguração do Museu Municipal de Guaporé. A solenidade, com a presença de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, órgãos de segurança pública, presidentes de entidades, conselhos, sindicatos, imprensa e comunidade, aconteceu no final da tarde da quinta-feira, dia 19 de dezembro, e marcou-se pelo descerramento da fita, emocionantes discursos e visitação que encheu os olhos de lágrimas das famílias Pasquali, Sebben, Spiller (pioneiras no setor joalheiro), Lanzoni, Presotto, Dal’Sant e Magnan (pioneiras no setor de confecção).

Criado em 1984, após o prédio ser adquirido pelo Poder Público, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Guaporé recebeu investimentos em 2019 no valor aproximado de R$ 120 mil. A Casa Maia, sede da história da cidade, foi construída em 1900 e por anos passou por restauros, porém, desde janeiro de 2014 estava fechada por apresentar diversos problemas na infraestrutura. Estes estavam danificando peças/objetos que fazem parte do rico acervo. Após meses de trabalho foram recuperados piso, telhado, janelas, subsolo e realizada a pintura interna e externa. A equipe da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, liderada por Cristiane Viel, com a contratação da diretora do Museu, Raquel Teixeira da Silva, iniciou o trabalho de limpeza do acervo, recatalogação, conferência e baixa de peças. Peças que relembram o vestuário, os costumes, os utensílios, os meios de comunicação, as profissões e a religiosidade fazem parte do acervo do Museu Municipal. O destaque é para a história da joia e lingerie, que fazem de Guaporé um grande produto turístico e um atrativo para os visitantes

“Um trabalho árduo, mas que recompensa pela beleza do lugar. Nos propusemos, desde que assumimos o Governo em 2017, a restaurar a história de Guaporé. Entregamos o Museu Municipal com respeito à comunidade, através da nossa história e memória. Reformamos, com auxílio do secretário da Fazenda Celso Grando, a Casa da Cultura, a Prefeitura e dentro de poucos dias vamos reinaugurar o antigo prédio da Câmara de Vereadores. No espaço, voltará, no mês de março de 2020, a funcionar a Biblioteca Municipal”, destacou.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Sandra Agosti, disse estar honrada por fazer parte do momento histórico de reinauguração do Museu e do tombamento como patrimônio histórico e cultural de Guaporé (Decreto 6.174/2019), permitindo assim que sejam assegurados seus cuidados e manutenção.

“Estamos aqui para celebrar a reabertura do Museu Municipal, que, após um belíssimo trabalho desempenhado para recuperação estrutural e das peças históricas aqui alocadas, voltará a funcionar como uma grande casa de vivência e conhecimento para a população guaporense... Uma comunidade só se desenvolve de forma grandiosa se souber reconhecer os valores de suas origens, da sua cultura, da sua essência primeira. Para que assim tenha condições de gerar novas compreensões do tempo atual, de estabelecer espaços críticos e reflexivos das cidades e de redefinições das culturas. Certamente, este museu será o referencial do nosso melhor acervo histórico a favor da cultura, crescimento e desenvolvimento da cidade”, disse Sandra.

Fabris, parabenizou a equipe da secretaria pelo trabalho desenvolvido e afirmou que no revitalizado Museu Municipal, está a memória dos primeiros imigrantes, aqueles que construíram Guaporé.

“Aqui, senhoras e senhores, tem o pioneirismo da joia, da indústria, do comércio, da chegada das primeiras tecnologias que impulsionaram Guaporé para o mundo. Aqui tem a memória e um pedacinho da história de nossas famílias, nossas etnias, nossas conquistas. Como poderíamos deixar essa riqueza jogada no frio porão de uma casa abandonada à própria sorte, sucumbindo ao tempo? Jamais! Jamais! Majestoso ressurge nosso museu! Orgulhoso reabre suas portas! Guardião de memórias volta a receber crianças, visitantes e saudosos guaporenses”, destacou o prefeito.

No final, Fabris complementou:

“Parabéns Guaporé! Povo trabalhador que se orgulha de onde veio, e sabe para onde vai! Guaporé no caminho certo! A Casa Maia está de volta à vida!”

O Museu Municipal de Guaporé está de portas abertas para receber visitantes. Visite e encante-se com a história dos 116 anos do município.

Homenagem

Durante a solenidade, a Administração Municipal homenageou a servidora pública Aires Lazaretti. Desde 1989, Aires é responsável por cuidar do Museu e Arquivo Histórico do Município. O prefeito Fabris e o vice Bastian entregaram uma placa em reconhecendo a dedicação de Aires na preservação da memória de Guaporé.