10/03/2020 Sec. de Educação

Poder Público e UCS Campus Guaporé capacitam 87 monitores de educação infantil

Aprovados no concurso público participam de 50 horas de atividades voltadas aos cuidados com as crianças

A Administração Municipal, através da secretaria de Educação, juntamente com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) Campus Guaporé, estão realizando um curso de Formação para os 87 aprovados no concurso público para o cargo de monitor de educação infantil. Durante 50 horas os participantes têm a oportunidade de acompanhar profissionais ligados à área. O curso é requisito obrigatório para que o monitor possa desempenhar suas funções na rede pública municipal.

As atividades, desempenhadas pelos profissionais Clarissa Pasqualotto, Diana Barato, Silvia Farina, Sarai Sanches, Gabriela Pontin, Maristela Carneiro, Carlos Buttenbender e Nanci Junqueira, acontecem até o dia 21 de março nas salas de aula do Campus Guaporé. O conteúdo das oficinas destaca: Desenvolvimento infantil; A rotina da escola de Educação Infantil e alimentação como um momento pedagógico; Acolhida, adaptação, agenda do aluno, contato com a família, troca, higienização e outras orientações e segurança; A inclusão na Educação Infantil; Brincadeiras e rodas cantadas, produção de materiais pedagógicos; Música; A legislação referente à Educação Infantil; Atribuições funcionais do cargo de monitor de educação, regime jurídico dos servidores, postura de educador e ética profissional; Primeiros socorros e cuidados na primeira infância.

“A secretaria busca aprimorar dia a dia a formação destes monitores. O objetivo é qualificar e capacitá-los para que tenham os preparos básicos para atendimento da educação infantil. Temos o imenso prazer de ter a parceria com a UCS Campus Guaporé e seus profissionais capacitados. Pensamos num currículo completo para que esses monitores possam desempenhar com qualidade suas atividades em sala de aula, cuidando com muito zelo das nossas crianças. O processo do educar é extremamente fundamental e é isso que buscamos com o curso de formação”, destacou a secretária de Educação, Veridiana Maria Tonini.

No último encontro houve oficinas de Contação de História com a professora Patrícia Alberti e brincadeiras com a professora Gabriela Pontin.