Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
17/12/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Poder Público declara Museu Municipal como patrimônio histórico e cultural

Tombamento, aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura, será oficializado no dia 19 de dezembro, dentro das comemorações do Natal Arte Guaporé

Construída em alvenaria no ano de 1900, diferente das antigas residências que eram de madeira, a Casa Maia, que abrigou a família de Agilberto Atílio Maia durante praticamente meio século, tornou-se, através de do decreto n.º 6.174/2019, de 22 de outubro de 2019, um patrimônio histórico e cultural do Município de Guaporé. O local há 25 anos abriga o Museu Municipal.  A declaração de utilidade pública, para fins de tombamento, foi assinada pelo prefeito Valdir Fabris após aprovação unanime do Conselho Municipal de Cultura.

Em parte do documento, o destaque para a oficialização:

“Considerando a aprovação por unanimidade do Conselho Municipal de Cultura quanto ao tombamento do Museu, decreta: Art. 1º - É declarada de utilidade pública, para fins de tombamento, por ser necessária ao patrimônio histórico e cultural do Município, conforme estabelece o artigo 216, § 1º, da Constituição da República e a Lei Municipal nº 2699/2006, de 16 de junho de 2006, o Museu Municipal de Guaporé, localizado no terreno urbano nº 4, da quadra nº 15, com área de 1.250,00m², com uma casa de alvenaria... Art. 2º - Fica autorizada a inscrição do imóvel descrito no artigo 1º no Livro do Tombo, observando-se os termos dispostos na Lei Municipal nº 2699/2006, de 16 de junho de 2006”.

 

O Museu

Fundado em 1984, inaugurado em 3 de março de 1985, o Museu Municipal foi restaurado e reinaugurado em 1999. 15 anos depois, devido à falta de investimentos para manutenção da estrutura arquitetônica, o que poderia prejudicar as riquíssimas peças históricas que faziam parte do acervo, o local foi interditado. Passados sete anos, o Governo Fabris e Bastian, através do incansável trabalho da secretária municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Cristiane Viel, reiniciou as tratativas para reabrir o espaço. A revitalização exigiu investimentos de R$ 120 mil e a contratação de uma servidora (Diretora do Museu) exclusiva para recuperar a história de Guaporé. Todas as peças foram catalogadas e, as que necessitavam de melhorias, passaram por restauro e higienização.

“É um momento ímpar que Guaporé vive. Não há políticas públicas no Brasil de fortes investimentos na cultura. Estamos indo na contramão. Valorizamos o nosso passado e estamos, conforme as condições financeiras, recuperando a história da nossa cidade. Prédios públicos estão sendo revitalizados, bem como há um investimento das comunidades do interior com suas estruturas arquitetônicas. Percebemos que a população, em especial os proprietários de imóveis de décadas passadas, também estão fazendo a sua parte na preservação da memória. Como dizemos: povo sem memória, povo sem história”, destacou.

A reabertura do Museu Municipal acontecerá no dia 19 de dezembro, dentro das comemorações do “Natal Arte Guaporé”.

Outras Notícias