10/09/2015 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Poder Público convida para a 26ª Semana Farroupilha

O Poder Público de Guaporé preparou uma grande programação para os nove dias do acampamento farrapo de 2015. As tradições do gaúcho serão evidenciadas na 26ª edição da Semana Farroupilha com um acampamento farrapo, erguido na Praça Vespasiano Corrêa (Praça Central). Com o tema “O Campeirismo Gaúcho e sua importância social e cultural”, a atividade, que busca o resgate dos costumes do povo do Rio Grande do Sul e relembrar a Revolução Farroupilha (a mais longa do Brasil com aproximadamente 10 anos), trará para a estrutura montada na área central artistas de renome no Estado, talentos locais e a participação dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Os Desgarrados, Estirpe Gaúcha e Última Tropeada.
\r\n“A 26ª Semana Farroupilha de Guaporé busca, sobretudo, integrar a comunidade guaporense e da região, entidades e instituições a partir do reconhecimento da identidade gaúcha. Por isso, o Poder Público investiu em estrutura adequada e atrações diversas para que os guaporenses pudessem participar de um evento de qualidade. Desde o ano passado, a Secretaria vem buscando também melhorias no Acampamento Farroupilha, tornando-o mais seguro e com qualidade estética, a fim de valorizar a essência do campeirismo gaúcho”, destacou a Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico Luciane Faccio.
\r\nPara que o evento tradicionalista seja um sucesso, tanto na presença de peões e prendas, quanto de valorização da cultura gaúcha, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico, investe na diversidade de atividades ao longo dos dias 12 a 20 de setembro. A programação será aberta no sábado, dia 12, às 19h30min, com Madison Motta e Vinícius Freitas. O show com o grupo Ritual Campechano, com repertório das mais variadas músicas campeiras e missioneiras, fecha o primeiro dia. Apesar da festividade farroupilha iniciar no sábado, dia 12, é no dia seguinte, que os trabalhos serão abertos oficialmente às 10 horas com a chegada da Chama Crioula e a palavra das autoridades. À noite, haverá a tradicional celebração da Missa Crioula e a apresentação do Quinteto Canjerana.
\r\nDos dias 14 até 16, os “talentos da casa”, artistas musicais e as invernadas dos CTGs (ver programação), estarão evidenciando a comunidade guaporense e regional o trabalho de resgate da cultura do Rio Grande junto às crianças, adolescentes e adultos.
\r\n“A programação das atividades visa atingir os mais variados públicos, com shows de artistas renomados e locais, apresentações artísticas, músicas tradicionalistas instrumentais, cavalgada, confraternização no Acampamento Farroupilha e a participação efetiva dos CTGs em sua realização. Guaporé possui artistas e bandas, bem como os grupos artísticos dos CTGs, que vêm ganhando visibilidade pela qualidade de seus shows, por isso, é dever do Poder Público priorizar o que é nosso, incentivando-os a participar de eventos e projetos, como forma de valorização, embora, infelizmente, ainda temos algumas pessoas que acreditam que somente artistas renomados têm condições de garantir sucesso ao evento”, enfatizou.
\r\nComo acontece anualmente, talentos locais, que não estão inseridos em conjuntos ou grupos musicais, terão a oportunidade de se apresentar no palco principal da Semana Farroupilha. Após os que bem representam a nossa gente, artistas de renome no cenário do Sul do Brasil como Alma Gaúcha, Mano Lima, João Luis Corrêa, e Régis Marques e Grupo Rodeio farão os peões e prendas dançarem sem parar. A 26ª edição, que destaca os 180 anos da Revolução Farroupilha e os 170 anos da paz do Poncho Verde, encerrará com a recepção da Cavalgada da Amizade e com o sorteio do Programa Papa Notas.
\r\nPrestigie as atrações culturais na semana mais tradicionalista do ano.
\r\nConfira a programação:
\r\n12 de setembro: