Prioridade são para os participantes, em especial entidades e empresas, que estiveram nas comemorações da edição passada
O Poder Público, através da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, abriu as inscrições para instalação das barracas para as comemorações da 30ª Semana Farroupilha. O maior evento tradicionalista, que cultua a cultura do nosso povo, acontece de 14 a 20 de setembro, nas dependências na praça Vespasiano Corrêa, com a participação efetiva dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Estirpe Gaúcha, Os Desgarrados e Última Tropeada, Piquete de Laçadores, empresas, entidades, instituições e comunidade em geral.
Para participar, há uma série de regras e obrigações a serem seguidas pelos responsáveis pelas barracas. A prioridade, conforme a secretária Cristiane Viel, é para entidades e empresas que estiveram participando das comemorações farrapas de 2018. Haverá lista de espera para a colocação das demais. As barracas localizadas na via pública (rua) devem ter o tamanho máximo de 4x6 metros e, as instaladas na calçada de 3,8x4 metros. Todas devem ser construídas em madeira ou costaneira e cobertas com telhas (fibrocimento ou zinco). As mesmas devem seguir as normas exigidas pelo Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar (CB), de Guaporé.
“O padrão é o mesmo da edição passada. O objetivo é fazer com que o ‘acampamento farrapo’ siga uma linha tradicionalista e deixe a praça mais bonita no mês que comemoramos a Revolução Farroupilha. Quem participa anualmente sabe das regras e das normas que deverá seguir. É bom ressaltar que não será permitido qualquer tipo de comércio nas barracas, som mecânico e materiais publicitários de cunho político. O objetivo é o culto às tradições do Rio Grande. Estamos preparando mais uma grande festa para a Semana Farroupilha”, destacou Cristiane.
O regulamento está à disposição na Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, localizada na Casa da Cultura. Para mais detalhes entre em contato pelo telefone (54) 3443.5030.