26/05/2021 Sec. da Fazenda

Poder Executivo apresenta relatório das metas fiscais na Câmara de Vereadores

Dados do 1º quadrimestre do exercício 2021 foram acompanhados pelos representantes do povo, assessores das bancadas e comunidade

A Administração Municipal, através da Secretaria da Fazenda – Setor de Controle Interno, apresentou na segunda-feira, dia 24 de maio, no plenário Roberto Baldasso da Câmara de Vereadores a avaliação do cumprimento das metas ficais do 1º quadrimestre de 2021. A audiência pública, coordenada pela Mesa Diretora e desenvolvida pelo servidor público Delfino Nervis, Chefe do Controle interno e contou com a participação dos legisladores, assessores das bancadas e alguns munícipes, em especial o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Antônio César Perin e a secretária de Educação Veridiana Maria Tonini, e obedeceu à legislação vigente (Lei de Responsabilidade Fiscal Art.9 – Inciso 4º) e ao dever cívico de prestar contas.

“É um ato legal que o Poder Executivo é obrigado a demonstrar o cumprimento das metas fiscais do orçamento e de seguridade social ao final de cada quadrimestre. Os números apresentados no relatório são originários do Sistema Contábil do Município e retratam de forma detalhada as informações referentes ao acompanhamento dos principais aspectos que condicionam o desempenho da receita, despesa, resultado primário e da dívida pública consolidada”, disse Nervis, informando que o orçamento previsto para o ano de 2021 é de R$ 104,4 milhões.

A receita efetivada no 1º quadrimestre foi de R$ 35,7 milhões. Foram arrecadados cerca de 915,2 mil a mais do que o previsto. O total da despesa liquidada foi de R$ 27,3 milhões, inferior em R$ 8,3 milhões da receita realizada. Durante a explanação, Nervis apresentou ainda as despesas de pessoal e limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino, despesas com ações e serviços públicos de saúde, dívida pública consolidada e respondeu aos questionamentos dos presentes na Casa do Povo.

Ao término, Nervis concluiu sua explanação afirmando que o Município apresentou neste 1º quadrimestre resultado primário e nominal satisfatório, manteve-se dentro dos limites legais de despesas com pessoal, instituiu e arrecadou todos os impostos de sua competência, ainda não alcançou os percentuais legais nas despesas de manutenção do ensino e também ainda não alcançou o percentual mínimo nas despesas com saúde

“Ficou demonstrado o atendimento das metas fiscais estabelecidas e, em especial, dos princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal”, destacou.