Participe do grupo de controle do tabagismo
Com o avanço da ciência, o tabagismo, antes visto como estilo de vida, é atualmente reconhecido como uma dependência química que expõe as pessoas a inúmeras substâncias tóxicas. Os dependentes de tabaco são as principais vítimas de doenças limitantes ...
Com o avanço da ciência, o tabagismo, antes visto como estilo de vida, é atualmente reconhecido como uma dependência química que expõe as pessoas a inúmeras substâncias tóxicas. Os dependentes de tabaco são as principais vítimas de doenças limitantes e fatais, como o câncer.
\r\nDiante dessa realidade, o Ministério da Saúde, por meio do Instituto do Câncer (Inca), lançou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Com o objetivo de ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. Consiste em uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam em outros aspectos da sua vida.
\r\nEm Guaporé, de acordo com o secretário da saúde Adalberto Bastian, o Governo pensa em saúde inicialmente na área preventiva. Evitando as doenças, promove-se qualidade de vida para a população. “Programas como este são fundamentais no sentido de prevenir doenças graves, que debilitam muito os pacientes”, afirma Bastian. O Programa consiste em quatro reuniões de uma hora e meia, uma vez por semana, por um período de 4 a 5 semanas, realizadas na Unidade Básica de Saúde, com equipe especializada para atuar nestes encontros. Coordenam as ações a médica Marisa Bordin, assistente social Kátia Grezechoezinski e psicóloga Ivana Sardinha.
\r\nOs interessados passam por uma avaliação clínica, onde é identificado o nível de dependência, necessidade do uso de medicação e encaminhamento aos grupos de terapia cognitivo comportamental.
\r\nA terapia procura auxiliar os fumantes a identificarem os gatilhos relacionados ao desejo e ato de fumar, utiliza técnicas de modificação do comportamento para interromper a associação entre a situação gatilho, a fissura de fumar ao comportamento de consumo.
\r\nO tratamento em grupo emprega essencialmente as mesmas técnicas que o individual, mas acredita-se que possa proporcionar algumas vantagens específicas, como maior suporte social e facilitação da discussão de situações de risco e meios para lidar com as mesmas.
\r\nSe você é fumante, procure uma melhor qualidade de vida. Busque maiores informações sobre este programa na Unidade Básica de Saúde, ou ligue (54) 3443 4280.
\r\n
\r\n“Faça suas escolhas. Não deixe o cigarro comandar você!”
\r\n