Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
24/04/2017 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Parceria Saúde e Educação para treinamento em primeiros socorros

Tanto adultos como crianças podem vivenciar situações de emergência por causa de acidentes, lesões, condições de saúde (como complicações crônicas), ou doenças de aparecimento inesperado que podem ocorrer no ambiente escolar. Além disso o aumento no n...

Tanto adultos como crianças podem vivenciar situações de emergência por causa de acidentes, lesões, condições de saúde (como complicações crônicas), ou doenças de aparecimento inesperado que podem ocorrer no ambiente escolar. Além disso o aumento no número de crianças com necessidades especiais de saúde e condições médicas crônicas (por exemplo asma e diabetes), que frequentam as escolas, necessita de profissionais cada vez mais observadores, ativos e ágeis nos primeiros socorros diante de qualquer acidente ou imprevisto.
\r\nDe acordo com dados nacionais os maiores índices de acidentes com crianças no Brasil ocorrem em ambiente domiciliar (segundo a ONG Criança Segura). Porém, na sequência aparecem as escolas. Nos intervalos, nas brincadeiras, até mesmo nas aulas de educação física ou atividades motoras, podem acontecer pequenos acidentes, e estando os profissionais preparados para agir corretamente, tudo fica mais seguro.
\r\nPrimeiro, o cuidado para que os ambientes escolares estejam livres de objetos, móveis, etc, que coloquem as crianças em risco. E depois, professores e monitores prontos para agir diante de uma situação de risco.
\r\nPensando nisso, secretarias da Saúde e Educação, através de 100% de participação das professoras e monitoras da rede Municipal e da pediatra Dra. Cláudia Pini, estão realizando etapas de treinamentos para ações corretas no acionamento do socorro em caso de acidentes e primeiros socorros.
\r\nOs primeiros socorros são procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados, procurando manter os sinais vitais bem como impedir o agravamento, até que a vítima receba adequada assistência.
\r\nO trabalho, de acordo com o secretário da Saúde Adalberto Bastian contou com total adesão dos profissionais da educação e com dedicação dos profissionais da saúde, para que cada vez mais o atendimento às crianças e jovens das escolas seja de excelência em todos os setores.
\r\nNa foto, flagrante da primeira etapa desta ação.
\r\n

Outras Notícias