29/07/2021 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Paisagismo e ajardinamento nos canteiros centrais encanta guaporenses e visitantes

Projeto da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte busca o embelezamento e sustentabilidade para engrandecimento do turismo

Com objetivo de embelezar, urbanizar e proporcionar cada vez mais um ambiente agradável e sustentável para os munícipes e visitantes, a Administração Municipal, através de projeto de inciativa da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com a colaboração da secretaria de Obras e Viação, está realizando ajardinamento e paisagismo nos canteiros centrais das vias urbanas da cidade. Com uma proposta moderna, os espaços estão sendo renovados com o plantio de mudas de flores e arbustos adequadas para o ambiente e a colocação de pedras decorativas.

O paisagismo, segundo o secretário Odacir Toldi, consiste em modificações, manutenções, reconstruções e recriações dos cenários naturais, deixando os canteiros bonitos e equilibrados. Neste primeiro momento as ações estão focadas nas ruas João Manoel Pereira, que ainda passa por substituição da pavimentação em pedra basalto, e nos canteiros da Avenida Silvio Sanson, proximidades da praça Vespasiano Corrêa. Além da beleza, questões de segurança no trânsito e conservação futura do pavimento estão sendo observadas.

“Estamos seguindo um padrão, como era visto no canteiro em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. Porém, adequamos o projeto para observamos a questão da sustentabilidade. Colocamos as pedras decorativas no lugar de calçadas, com objetivo de permeabilidade das águas da chuva. Nos canteiros a ideia é embelezar, não atrapalhar a visibilidade dos condutores e facilitar a travessia  dos pedestres. Na Avenida Silvio Sanson, de maior fluxo de veículos e pessoas em virtude do turismo de compras, havia a necessidade de alterações e estas foram executadas no ajardinamento e paisagismo”.

Toldi complementou:

“Estamos deixando a cidade cada vez mais bonita para os guaporenses e para os turistas. Se quisermos o crescimento, necessitamos investir na qualidade de vida e na valorização do ser humano. Que o embelezamento dos canteiros possa continuar inspirando os moradores para que deixem seus imóveis cada vez mais bonitos”.

Conforme o secretário, o paisagismo e o ajardinamento dos canteiros centrais prosseguirão. A intenção é, neste primeiro momento, iniciar as ações do trevo de acesso principal até a área central. Em frente ao Estádio General Ernesto Dorneles, um novo projeto está sendo desenvolvido e envolverá a construção de novo passeio público, arborização e manutenção no canteiro.