24/07/2020 Gabinete do Prefeito

Operação Dispersão busca a prevenção e controle da Covid-19

Ações estão previstas para espaços e vias públicas, salões comunitários, bares e outros pontos de registros constantes de aglomerações

O Estado do Rio Grande do Sul está num dos piores momentos da pandemia do coronavírus (Covid-19). Os casos de pessoas que testam positivo à infecção do vírus, as hospitalizações, internações em leitos de UTI e as mortes estão, infelizmente, em ascensão. São 54.841 confirmados, sendo deste total, 46.888 recuperados (85%) e 6.497 (em acompanhamento). A curva ainda não estabilizou e os gestores dos Poderes Executivos, seja Estadual e dos 497 municípios, buscam alternativas de evitar a disseminação e conscientizar a população.

Guaporé, assim como contabilizado na grande maioria das cidades, está com número elevado de casos confirmados. São 362 com exame positivo para a doença. 41 ativos e 321 estão recuperados. Sete pessoas estão internadas no Hospital Manoel Francisco Guerreiro e em outras unidades. Para conter o avanço, a Administração Municipal, juntamente com o Ministério Público - Promotoria de Justiça (MP/RS), 4º Pelotão da Brigada Militar (BM), Delegacia de Polícia Civil (DP), Secretaria de Saúde, fiscalização e vigilância sanitária, estará desenvolvendo uma série de ações de conscientização.

Denominada “Operação Dispersão”, atividades serão realizadas ao longo da sexta, sábado e domingo. Na programação, o fechamento de espaços públicos como as praças, vídeos de esclarecimento, orientações presenciais de fiscalização e informativas com a participação de entidades.

“Alinhamos uma série de ações que visam a prevenção e orientações quanto aos protocolos sanitários e de saúde. Todos somos responsáveis pelo momento que passamos. Não adianta os Governos fazerem sua parte nas ações se a população, a minoria, não está respeitando as normas. São atividades de conscientização. Estaremos lançando uma série de pequenos vídeos informativos de esclarecimentos. Estes farão parte da campanha ‘Todos por Guaporé”, destaca o secretário Geral de Governo, Odacir Toldi, que é Chefe do Comitê de Crise à Covid-19.

A Operação Dispersão conta com a colaboração do Conselho Tutelar, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindijoias, Associação de Joias e Lingerie (Ajoli), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC) e Câmara da Indústria, Comércio, Agronegócios e Serviços (CIC).