05/12/2012 Sec. de Assistência Social e Habitação

Oficinas são ofertadas pela Secretaria de Assistência Social

Famílias de baixa renda e crianças e adolescentes são os maiores beneficiados<br><br><br><br>A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Guaporé, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Esp...

Famílias de baixa renda e crianças e adolescentes são os maiores beneficiados

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Guaporé, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o intuito de proporcionar o fortalecimento de vínculos e realizar um trabalho continuado, está proporcionando diversas oficinas à comunidade guaporense em vulnerabilidade social, crianças e adolescentes das entidades de Guaporé (ex: Lar da Criança, Santa Clara e APAE) e beneficiários do programa do Governo Federal, Bolsa Família. Realizadas simultaneamente em diversos locais, as oficinas são todas disponibilizadas gratuitamente.

Por parte do CRAS, estão sendo ofertadas as oficinas de culinária, informática, dança, artesanato e manicure e pedicure. Já o CREAS está proporcionando a crianças e adolescentes da comunidade, oficinas de dança e teatro, que ocorrem em turno inverso a escola nas dependências da Secretaria. As aulas são ministradas pelos professores Luis Garcias (danças) e Desyree, da Companhia de Teatro Art´ Manhas. Estão sendo atendidas em torno de 30 crianças nas nestas duas oficinas.

Para 2013, o projeto do CRAS e do CREAS continuará a ser desenvolvido. Maiores informações poderão ser buscadas junto à Secretaria de Assistência Social e Habitação através do telefone 3443-5547.

Oficinas CRAS/CREAS

Especificações

Oficinas de culinária: os objetivos destas oficinas são:

o\tPromover através da arte culinária os principais cuidados pessoais, como higiene com as mãos, unhas, ampliando para a higiene física, corporal e mental;

o\tPromover a organização externa e interna;

o\tIncentivar a curiosidade, criatividade;

o\tPromover as parcerias, a cooperação e o trabalho em conjunto;

Oficinas de Informática: os objetivos destas oficinas são:

o\tOferecer as crianças e aos adolescentes um curso básico de informática, que os capacite melhor para o mercado de trabalho;

o\tEstimular à criatividade e o raciocínio lógico;

o\tPromover a socialização;

o\tCanalizar os aspectos agressivos e impulsivos em atividade criativa e produtiva;

Oficinas de Dança: os objetivos desta oficina são:

o\tProporcionar espaços educativos e de lazer, colaborando com a formação pessoal e social;

o\tIncentivar a criatividade;

o\tAmpliar o universo das relações interpessoais e elevar à autoestima;

o\tCriar espaços lúdicos, a fim de reduzir os aspectos agressivos;

Oficinas de Artesanato: os objetivos desta oficina são:

o\tCriar espaços lúdicos, a fim de reduzir os aspectos agressivos;

o\tPropiciar as crianças e as adolescentes o aprendizado e produção de várias técnicas de artesanato;

o\tAprender a produzir seu próprio produto;

o\tIncentivar a criatividade;

Oficina de Manicure e Pedicure:

o\tEm parceria com a Escola Qualifica, a oficina ocorre às segundas e terças-feiras com carga horária de 144 horas/aula, sendo fornecido certificado pela FEPLAN.