29/06/2021

No encerramento do mês do Meio Ambiente, Estudo Hidrológico do Arroio Barracão é apresentado à comunidade de Guaporé

No evento, realizado na Câmara de Vereadores e transmitido pela rede social (Facebook), prefeito Fabris anunciou ações para evitar novos transbordamentos

A Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, marcou o mês de junho, dedicado à conscientização e preservação do Meio Ambiente, com diversas ações junto à comunidade guaporense. Entre elas, o plantio de 1000 mudas de árvores nativas, a coleta seletiva de resíduos eletrônicos, oficinas de compostagem nas escolas, distribuição de materiais educativos e a exposição “Lixos Modernos – Atitude Sustentável”.

A conclusão das atividades aconteceu na Câmara de Vereadores na segunda-feira, dia 28 de junho, com a apresentação do “Estudo Hidrológico - Arroio Barracão” com a participação da Dra. Vânia Elisabete Schneider, que coordena o Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O documento apresenta um diagnóstico do meio físico da Bacia do Arroio Barracão, sendo realizadas análises de áreas de inundação e alagamento para eventos de chuva intensa de diferentes períodos de retorno, propondo alternativas estruturais e estruturantes para minimização dos efeitos e aplicação a curto, médio e longo prazo.

“Um estudo que demandou meses de intensas atividades ao longo de todo o canal, desde o nascimento do arroio até o desaguar no rio Carreiro. Guaporé agora conta com um relatório completo e pode, diante do diagnóstico, iniciar ações voltadas a melhoria da vazão das águas no canal, entre outras”, disse Vânia.

Na busca por soluções eficientes, técnicas e com conhecimento científico, o Governo Fabris e Bastian buscou uma parceria com a UCS. Esta firmada em 2019.

“As cheias do Arroio Barracão são uma das maiores problemáticas a serem enfrentadas pela Administração Municipal. Buscamos junto à Dra. Vânia e equipe do instituto de saneamento ambiental um diagnóstico para sabermos quais medidas deveríamos tomar para evitar maiores prejuízos aos ribeirinhos”, disse a secretária Monia Zampeze, destacando que o Poder Público, com ações voltadas à conscientização ambiental, está sempre preocupado com a preservação do meio ambiente.

Ações concretas

Desde o surgimento da cidade, o Arroio Barracão divide a área urbana de norte a sul. O desenvolvimento, a industrialização, crescimento populacional desordenado do passado, trouxe consequências graves ao arroio. Poluição, degradação ambiental e a grande problemática das enxurradas e do transbordo, causando prejuízos não só financeiros, como psicológicos aos moradores ribeirinhos. Com estudos técnicos, ações coletivas a curto, médio e longo prazo, e obras pontuais, os problemas diminuirão.

“As soluções que tanto buscamos passam pelas ações de todos nós: Poder Executivo, entidades, comunidade. Este é um compromisso que assumimos para que as futuras gerações recebam de nós uma cidade sustentável, saudável e com futuro garantido para os habitantes da Guaporé do amanhã”, disse o prefeito Valdir Carlos Fabris.

O Estudo Hidrológico do Arroio Barracão, conforme destacou, já está sendo colocado em prática pela Administração Municipal. Algumas ações foram executadas como a instalação de um pluviômetro com custo de 14 mil reais, adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente com monitoramento do comportamento do Arroio Barracão conforme a quantidade de chuvas registrada pelo equipamento, adequações das pontes sobre o Arroio, sendo a primeira a da rua Carlo Termignoni com correto dimensionamento e vazão, valorização dos agricultores com incentivos àqueles que executam ações de preservação da Bacia Hidrográfica.

Segundo Fabris, um cronograma para novas obras de infraestrutura está traçado, contemplando:

“Temos como meta a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) e as nascentes, o levantamento de quatro pontes no bairro Planalto (Capela Nossa Senhora Aparecida), a construção da ponte na rua Manoel Francisco Guerreiro e a execução do projeto piloto para pagamento por serviços ambientais, em parceria com a UCS, para valorizarmos os agricultores do nosso município. Os que gerarão maior impacto, pela visibilidade, são os reservatórios de contenções, os chamados piscinões, que iremos construir no Centro Social Urbano e no antigo Curtume”.

A apresentação do Estudo Hidrológico - Arroio Barracão contou com a presença cerca de 40 pessoas e foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura Municipal e rádios Aurora 107.1 FM e Liberal 102.1 FM.