10/01/2022

Natal Acústico do Trem dos Vales encantou guaporenses e visitantes com shows artísticos e culturais

Evento, realizado pelo Poder Público, movimentou a área central e oportunizou aos artistas locais mostrarem seus talentos no palco montado na praça Vespasiano Corrêa

As festividades em comemoração aos 118 anos de história de Guaporé e a marcante data do nascimento do menino Jesus – Natal, foram encerradas com muita magia, brilho e encantamento. Ao longo do mês de dezembro de 2021, culminando no 1º dia do novo ano, uma série de atrações artísticas e culturais, assim como sorteio de promoções como o programa Educação Fiscal (Papa Notas) e Natal CDL Guaporé, proporcionaram no largo central da praça Vespasiano Corrêa, muitas emoções.

O “Natal Acústico do Trem dos Vales”, com um novo layout, trouxe uma praça mais iluminada e com a simbologia do momento em que Guaporé e os municípios da região comemoravam a vinda de cerca de 30 mil turistas para o passeio no Trem dos Vales. A temática do evento mostrou aos guaporenses que a cidade credencia-se para o turismo como uma de suas novas fontes de geração econômica. O empreendedorismo do empresariado, somado às ações da Administração Municipal, fazem com que a “Capital da Hospitalidade” cresça a passos largos como novo polo de visitação em solo gaúcho.

“O momento vivido por todos é mágico. As viagens do Trem dos Vales, que totalizaram 52 entre Guaporé e Muçum, mostraram o nosso potencial turístico. O Natal Acústico do Trem do Vales é uma analogia ao que estamos passando com a vinda dos turistas. Queríamos que a população abraçasse a ideia e acreditamos que, dentro dessa temática, conseguimos chamar a atenção para os passeios, sem deixar de lado a magia e o encantamento do Natal”, afirmou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Odacir Toldi.

Nas atrações programadas, destacaram-se a inauguração da revitalização da Av. Monsenhor Scalabrini (Calçadão), o lançamento da ‘Marca do Município, a Missa em Ação de Graças aos 118 anos de Guaporé e do Galo, coleta de lixo eletrônico, passeio de trem para as crianças da APAE, Horta Comunitária e Lar Primo e Palmira Pandolfo, recepção aos prefeitos da AMESNE e AMVAT, e o programa complementar de vacinação contra a Covid-19.

Entre os shows musicais, os artistas locais mostraram seus talentos no palco. Apresentações trouxeram as famílias para a área central com o violinista Douglas Severo, banda Red Train, cantor e compositor nativista Thiago Reder, Coral Comunicação Unicanto, cantoras Lívia Mistura e Carol Sentena, cantor Henrique Araújo e banda, a turma da Máquina do Tempo, a dupla Ana e Marciano, Taty Music e Chica Bandida. Algumas noites foram contempladas com muita dança com o Estúdio Jorge Rios e Stúdio Estefania Bocchi.

“Foram noites agradáveis com música de qualidade e que encantaram quem se fez presente. Oportunizamos aos artistas guaporenses um momento único, em meio às comemorações dos 118 anos de Guaporé e do Natal, mostrarem suas qualidades no palco e estes, como nós já sabíamos, não decepcionaram. Nosso muito obrigado a cada um e todos que acompanharam as apresentações”, disse Toldi.

Além destes, passaram por Guaporé os ‘garotos’ do Acústico Duo, a banda Eletro Sax e o cantor Rodrigo Soltton que, com seu piano transparente/iluminado em uma estrutura móvel (caminhão), transitou por ruas e avenidas da cidade conduzindo o Papai Noel até a praça Vespasiano Corrêa, onde uma multidão de crianças o aguardava.

“A chegada do Papai Noel foi um dos momentos mais emocionantes e de muita alegria para todos que estavam na praça vivenciando a programação do Natal Acústico do Trem dos Vales”, afirmou Toldi que comemorou, junto aos demais secretários, a abertura da colheita da uva, a formatura dos alunos do SENAI no projeto Trilhas da Aprendizagem, a distribuição de aproximadamente seis mil livros do projeto “Frutos do Saber”, as competições esportivas de Street Skate e Basquete 3x3.

A festividade completou-se ao longo do mês de dezembro com o sorteio do programa Educação Fiscal (Papa Notas) e a campanha da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).