27/08/2015 Sec. da Saúde

Município atinge meta de vacinação contra a poliomielite

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaporé, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, comemora os números da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Até o momento, 1.102 crianças foram imunizadas, o que representa 95,99% da cobertura. Em Guaporé, segundo o Ministério da Saúde (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações), estão cadastradas 1.148 crianças. Foram imunizadas, 144 na faixa etária dos seis meses a menores de um ano, 239 com um ano de idade, 242 com dois anos, 243 com três anos e 234 com quatro anos de idade.
\r\nA imunização contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, tem como objetivo manter elevada a cobertura contra a doença, em todos os municípios, para evitar a reintrodução do vírus no país. Desta forma, fica garantida a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da doença.
\r\n“Os pais ou responsáveis que não levaram as crianças têm até o dia 31 para procurar o Centro Municipal de Saúde ou as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) em Guaporé para que as mesmas possam receber a dose da gotinha. É importante que todos estejam munidos da caderneta de vacinação, pois vamos saber se as crianças estão em dia com as demais vacinas”, destacou Regina Fin, enfermeira chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica.
\r\nA campanha que se estende até o dia 31 de agosto, traz também a prerrogativa da atualização do esquema vacinal das crianças menores de cinco anos.